segunda-feira, 24 de outubro de 2011

São Judas Tadeu - Padroeiro de Cruzeiro do Sul

São Judas Tadeu, nascido em Caná na Galileia, na Palestina, era filho de Alfeu (ou Cleofas) e Maria Cleofas. O pai, Alfeu, era irmão de São José e a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima, portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte de pai como da mãe. Um de seus irmãos, Tiago, também foi chamado por Jesus para ser apóstolo. Era chamado Tiago Menor para diferenciar do outro apóstolo Tiago que, por ser mais velho que o primeiro, era chamado de Maior.

A pregação e o testemunho de São Judas Tadeu foram realizados de modo enérgico e vigoroso, atraindo e cativando os pagãos e os povos de outras religiões que se converteram ao Cristianismo. Ele mostrou que sua adesão a Cristo era completa e incondicional, testemunhando sua fé com a doação da própria vida.

Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas e impossíveis.

Foi martirizado de modo cruel, violento e desumano, morrendo a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto a deusa Diana. Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio. Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma.

Em nossas aflições, podemos recorrer à intercessão de São Judas junto a Jesus. São tantas as nossas necessidades impossíveis, pois eis aí um santo que pode lhe auxiliar. Recorra a ele e deixe que ele possa ajudar a você no seu esforço de superar essas tribulações do tempo presente. A ajuda do santo não lhe dispensa do seu contínuo empenho e esforço, porém é um poderoso auxílio que vem do céu.

Oração a São Judas Tadeu

Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja, fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa poderosa intercessão. São Judas Tadeu, rogai por nós!

Fonte: Pe. Fabrício Andrade,
Revista Canção Nova, nº 130, pág. 16

São Judas Tadeu - Padroeiro de Cruzeiro do Sul - Pr

Segundo relatos de antigos moradores, quando a cidade foi fundada não existia quase nada, apenas poucos comércios, e um deles era a Serraria São Judas Tadeu. Os moradores da época desejando a construção de uma Igreja, foram fazer um levantamento do custo da madeira, então o proprietário da serraria, devoto de São Judas Tadeu, doou todo o madeiramento necessário e sugeriu que a cidade fosse consagrada a São Judas, o padroeiro das causas impossíveis.

A Missa em Ação de Graças a São Judas Tadeu será celebrada na Igreja Matriz de Cruzeiro do Sul, no dia 28 de outubro de 2011, às 19:30 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário