sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Missa de Nossa Senhora Aparecida

Foi celebrada no dia 12 de outubro às 10 horas, na Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu de Cruzeiro do Sul, a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e mãe do povo brasileiro. Maria é a mãe sempre atenta às necessidades de seus filhos e filhas. Louvamos, com alegria, aquela que sempre soube dizer sim a Deus e também ensina a realizar a vontade do Pai.

“Maria, mãe de Jesus, foi assim: mulher silenciosa, ciente de sua missão,
sem fazer alarde pede aos serventes que sigam o apelo de Jesus.
 Então os convidados podem comemorar com alegria e a festa se torna plena”.

Para iniciar este dia festivo em honra a padroeira, a legionária Andressa fez a entrada da Bandeira do Brasil.


Três crianças representando os pescadores conduziram Nossa Senhora até o altar destinado a Ela, sendo acompanhados pelos cavaleiros da Comitiva “Os abandonadus”, que vieram demonstrar o grande amor e devoção que sentem por Nossa Senhora da Conceição Aparecida.





A padroeira do Brasil, mãe de todos os brasileiros, deseja que todo o nosso povo tenha na vinha o vinho da alegria e da dignidade. Mas constatamos que, para muitas pessoas, isso ainda está longe de se tornar realidade, por isso no Ato Penitencial pedimos perdão por nossas falhas e omissões.
As mulheres em geral, são bastante sensíveis às necessidades do povo. Ester intercede junto ao rei em favor do povo ameaçado pelos adversários. Maria pede a Jesus em favor dos noivos e dos convidados ao casamento. Neste momento, a palavra de Deus foi conduzida pela Sonia, participante da Comitiva, e ao som do berrante, foi entregue à leitora para ser proclamada.



“É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal.”


O Evangelho foi proclamado pelo Pe. Antonio Carlos da Silva e na homilia, Pe. José Kalsing destacou o importante papel de Maria na vida de Jesus. Resgatou um pouco a história de Nossa Senhora Aparecida, sua aparição (onde os pescadores encontraram, ao lançar as redes, o corpo e a cabeça da imagem) e os milagres atribuídos a Ela. Nos orientou, como pai espiritual, para que todos os dias de nossa vida, rezássemos a Nossa Senhora três ave-marias pedindo sua proteção materna.




“Que a Imaculada Conceição, mãe de Deus e senhora nossa, conceda ao povo brasileiro, fiel à sua devoção, uma pátria de paz e justiça”.

Nas ofertas, com o pão e o vinho ofertamos todo o povo brasileiro, principalmente os sofredores e as crianças de nosso país, agradecendo ao Pai por nos ter dado Maria como mãe e protetora. Os membros da comitiva ofertaram também os símbolos que representam a sua tradição.


Consagração do Pão e do Vinho
A oração do Pai Nosso, que o Senhor nos ensinou foi rezada por todos de mãos dadas, representando a união de um povo.



Na Ação de Graças o Pe. Antonio chamou todas as crianças para subirem ao altar para serem abençoadas, e cobrou dos pais, mais cuidado e dedicação na formação dos filhos.



Foi dada a benção aos objetos ofertados no momento do ofertório.



Logo após foi realizada a procissão onde os cavaleiros levaram Nossa Senhora Aparecida e a Bandeira do Brasil a frente e, logo atrás os demais membros da comitiva, a equipe de celebração e todos os devotos presentes na celebração.






Benção Final




“O povo brasileiro encontra a “ternura e o amor de Deus no rosto de Maria. Nela vê refletida a mensagem essencial do evangelho. Nossa mãe querida, desde a Aparecida, convida-nos a lançar as redes ao mundo, para tirar do anonimato aqueles que estão submersos no esquecimento e aproximá-los da luz da fé” (DA, 265)

Nenhum comentário:

Postar um comentário