sábado, 29 de setembro de 2012

Padroeiro da Legião de Maria - São Rafael


Seu nome significa "Deus te cura". Sua principal característica é ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde. Ele age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e até mesmo em casas que estejam precisando de seu auxílio.

Ele não só exerce influência na saúde física dos seres humanos, como também age sobre a saúde espiritual, ou seja, está sempre procurando nos confortar nas horas de desespero e nos acalmar durante os sofrimentos interiores. Além disso, também é o responsável e guardião dos talentos criativos.

No Livro de Tobias é narrado que quando Tobit, pai de Tobias e homem de grande caridade, passou pela provação da cegueira e de todos lhe questionarem a fé, juntamente quando Sara era atormentada por um demônio que matava seus maridos nas núpcias. Então, ambos rezaram a Deus e foram ouvidos; e foi Rafael que foi enviado para lhes prestar socorro.

São Rafael tomou a forma humana, se fez chamar Azarías e acompanhou Tobias em sua viagem, ajudando-o em suas dificuldades, guiando-o por todo o caminho e auxiliando-o a encontrar uma esposa da mesma linhagem. Então, o arcanjo explicou ao jovem Tobias que poderia casar-se com Sara sem perigo algum. E, por fim, ao retornarem esclareceu como ele poderia curar o pai da cegueira. No livro de Tobias o próprio arcanjo se descreve como "um dos sete que estão na presença do Senhor".

Destes sete " arcanjos" que aparecem na angelologia antiga, apenas três (Gabriel, Miguel e Rafael) são mencionados nas Sagradas Escrituras. Os outros, de acordo com o Livro de Enoch, são Uriel, Raguel, Sariel e Jerahmeel, enquanto que em outras fontes apócrifas encontramos as variantes Izidkiel, Hanael e Kepharel em vez dos últimos três.
São Rafael Arcanjo está representado na imagem de Nossa Senhora Desatadora de Nós como o anjo que acompanha um homem e um cachorro em direção a uma igreja, uma referência ao Livro de Tobias.
http://wiki.cancaonova.com

Um comentário:

  1. Boa noite. No praesidiun que sou membro, São Rafael não é colocado como padroeiro.
    Tem alguma citação no manual?

    ResponderExcluir