segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Jovens Legionários passeiam em Maringá - Pr

Os jovens legionários de Cruzeiro do Sul e Uniflor pertencentes a Curia Nossa Senhora Rainha da Paz realizaram no último domingo (dia 23) um passeio na Cidade de Maringá.
O dia teve início com a Santa Missa celebrada na Catedral de Maringá.

Catedral de Maringá

A Catedral de Maringá ou Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória é um templo pertencente à igreja católica e o monumento símbolo da cidade de Maringá, no norte do estado do Paraná. A Catedral Basílica de Maringá é a mais alta catedral da América Latina. Foi inspirada e idealizada na era dos "Sputniks" (a palavra "poustinikki" designa o peregrino que se afasta do mundo para ficar mais perto de Deus). Sua arquitetura é moderna e arrojada, foi idealizada por Dom Jaime Luiz Coelho e projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci. É o 10º monumento em altura no mundo e o segundo na América do Sul. De forma cônica, possui um diâmetro de 50 metros e uma nave única, circular, com diâmetro interno de 38 metros. O cone possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, perfazendo um total de 124 metros de altura. Sua capacidade é de 3.500 pessoas, que podem ser distribuídas em duas galerias internas superpostas.


A porta principal está voltada para o norte; a Capela do Santíssimo para o sol nascente e a do Batistério para o poente. Ao sul a grande porta que leva a cripta, onde serão sepultados os Bispos, e que está sob o altar mor. No interior dos dois cones a 45 metros de altura, encontra-se o ossário, com 1.360 lóculos, que os fiéis adquirem para guardar os restos mortais de seus entes queridos.


Sua pedra fundamental, um pedaço de mármore retirado das escavações da Basílica de São Pedro pelo Papa Pio XII, foi lançada em 15 de agosto de 1958 em cerimônia promovida pelo Bispo Diocesano, Dom Jaime Luiz Coelho, e presidida pelo então Arcebispo de Curitiba, dom Manuel da Silveira D'Elboux. A Catedral, dedicada a Nossa Senhora da Glória, foi construída no período de julho de 1959 a maio de 1972. Sua obras em concreto foram concluídas quase quatorze anos depois, em 10 de maio de 1972. A Catedral foi então consagrada no dia 3 de maio de 1981. Em 21 de janeiro de 1982 recebeu o título de Catedral Basílica Menor. Atualmente, o pátio da Catedral e a torre passam por reformas.


Parque do Ingá

Em seguida todos se dirigiram para o Parque do Ingá, onde fizeram um lanche e passearam.


Este parque foi inaugurado em 10 de outubro de 1971. Reserva florestal mantida desde o traçado inicial da cidade, oficialmente declarada, desde 1991, pela Lei Orgânica do Município, como área de preservação permanente na categoria de Parque Municipal. Além de exercer suas funções de lazer, de centro de pesquisa e prática de educação ambiental, localiza-se numa área de 47,3 hectares dispondo de lago artificial (que dispõe de pedalinhos), parque infantil, cancha de bocha, pista de "cooper", quiosque, uma gruta "Gruta Nossa Senhora Aparecida" e um jardim imperial japonês, inaugurada em 21 de junho de 1978, em homenagem a visita do então Princípe Akihito e sua esposa Michiko, Imperador do Japão, demonstrando desta maneira um elo de carinho e ligação entre Maringá e o Japão. O Parque está passando para melhorias.





Logo após, fomos para o Shopping, onde os jovens assistiram filmes, passearam e jogaram boliche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário