quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Natividade de Nossa Senhora – 8 de Setembro


Convidamos toda a comunidade para o Terço em Ação de Graças ao nascimento de Nossa Senhora, no próximo sábado, 08 de setembro às 12:00 horas
na Igreja Matriz de Cruzeiro do Sul – Pr.


A Natividade de Nossa Senhora é uma festividade religiosa celebrada pela Igreja Católica precisamente nove meses depois de comemorar a Imaculada Conceição da Virgem Maria. Esta festa, mais antiga no Oriente, introduziu-se provavelmente na liturgia romana durante o século VII.

Inocêncio IV deu-lhe Oitava no Concílio de Lião, em 1245. No último século, serviu esta data de 8 de Setembro para fixar nove meses antes, a 8 de Dezembro, a festa da Imaculada Conceição. A Santa Igreja, celebrando a natividade da Santíssima Virgem, canta a aurora da redenção, que despontou com o aparecimento de Maria no mundo.

Neste dia é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta “casa”, que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo.

Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres. Um livro de São Tiago, venerado desde o começo do cristianismo, nos traz alguns detalhes sobre a infância de Maria, ele afirma que os seus pais, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.

De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.

Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois n’Ela apareceu no mundo a Aurora que precedeu o sol da justiça e Redentor da humanidade.

“Deus Onipotente, antes que o homem caísse, previu a sua queda e decidiu, antes dos séculos, a redenção humana. Decidiu, portanto, encarnar-Se em Maria”.

Assim se exprimiu o Padre Antônio Vieira sobre essa celebração:

“Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dEla nascesse Deus. (…) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus” (Sermão do Nascimento da Mãe de Deus — Padre Antônio Vieira)

O Nascimento de Nossa Senhora

“… Eu mesma tive uma visão de Nossa Senhora que veio até mim e disse-me, entre outras coisas, que todo aquele que recitar com devoção, na tarde deste dia (08 de setembro), nove Ave-Marias em honra de seus nove meses no ventre de sua mãe, Anna e de seu nascimento, continuando essa devoção por nove dias, darão aos anjos, a cada dia, nove flores (espirituais) para um buquê que eles receberão no céu e apresentarão à Santíssima Trindade, para obter favores ao suplicante. Mais tarde eu me senti transportada para o alto entre o céu e a terra. A terra permanecia abaixo, escura e atormentada. Acima, no céu, eu vi a Santíssima Virgem diante do Trono de Deus, entre os coros dos anjos e as hierarquias dos santos. Eu vi, construído para ela pelas devoções e orações na terra, dois portais ou tronos de honra que se tornaram finalmente em lugares como igrejas, e mesmo cidades inteiras. Era estranho ver como estes edifícios eram feitos inteiramente de ervas, flores e guirlandas todas entrelaçadas, suas diferentes espécies exprimindo os diferentes tipos e diferentes méritos das orações de seres humanos individualmente ou comunidades inteiras. Eu vi tudo sento tomado pelos anjos ou santos das mãos dos suplicantes e sendo carregadas para o céu.”
Anna Catharina Emmerich, extraído do livro “Santíssima Virgem Maria”

 

Uma oração pelo nascimento de Maria:

Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da vossa graça; e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa de seu nascimento aumente em nós a vossa paz.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário