terça-feira, 11 de setembro de 2012

Nossa Senhora das Dores


Convidamos a todos para a Missa em Ação de Graças a Nossa Senhora das Dores, dia 13 de setembro às 15:00 horas, no Bosque Nossa Senhora Rainha da Paz em Cruzeiro do Sul – Pr. As orações terão início às 13:30 horas.

15 de Setembro – Nossa Senhora das Dores
Se a Igreja celebra com uma solenidade especial, durante o ano, os sofrimentos de Nossa Senhora, o povo cristão, por sua vez, não esquece a “Nossa Senhora das Dores”, que é lembrada sempre, com muito carinho, principalmente durante a Semana Santa. É realmente comovedor ouvir o nosso povo cantar nas Igrejas ou nas procissões do Encontro e do Enterro: Bendita sejais, Senhora das Dores! Ouvi nossos rogos, Mãe dos pecadores!
Na simplicidade dessa estrofe há um tom de reparação e carinho, com que a piedade popular procura consolar a Virgem sofredora: Bendita sejais! – E, ao mesmo tempo, uma nota de gratidão por tudo o que Ela sofreu para nos dar o Redentor, e com Ele, a salvação. Mas porque ela soube sofrer, não desanimando, nem perdendo a confiança, seus filhos lhe pedem a mesma coragem para as lutas de cada dia: Ouvi nossos rogos, Mãe dos pecadores!
No Antigo Testamento, o Profeta já anunciava o Salvador como o homem do sofrimento. E Ele o foi realmente. E a sua mãe, que Deus quis tão estreitamente unida à obra da Redenção, participando de todos os sofrimentos de seu filho, só podia ser a Senhora das dores. É assim que nós a vemos junto ao presépio da pobreza e da humilhação; é assim que Ela aparece no abandono e solidão do exílio; assim Ela viveu no trabalho e nas provações em Nazaré; e como Senhora das Dores nós a vemos acompanhando a agonia e morte de seu filho na cruz.
Mas nós a dizemos Senhora das dores não somente pelo muito que sofreu, mas principalmente porque soube sofrer e vencer os sofrimentos. Ela sabia que, como mãe do Redentor, devia dar a sua cooperação ao sacrifício redentor do seu Filho. Assim Deus o exigia, e aquela que não se julgava mais do que simples serva do Senhor, aceitou plenamente a vontade divina. Em toda a obra da Redenção Ela se fez presente, sofrendo e glorificando a Deus com a sua admirável conformidade. Senhora das dores, ela o foi porque não desanimou, nem se deixou vencer pelos sofrimentos; pelo contrário, amando imensamente a seu Deus, Ela venceu todos os sofrimentos de que a sua missão de co-redentora lhe impões.
Foto do interior da Basílica em Aparecida - SP.
Para refletir: Como Nossa Senhora compreendeu, nós também precisamos compreender que todo sofrimento poderá ser um bem para nós. Quando sofremos, procuramos a Deus com mais insistência, confiamos mais na sua misericórdia, reparamos nossas culpas, e assim cooperamos também na salvação do mundo. Humanamente o sofrimento nunca será para nós um motivo de alegria; mas, apoiados pela fé, bendigamos a Deus pelo trabalho, lutas e sacrifícios de cada dia. Assim não seremos vencidos, mas estaremos vencendo, a exemplo de Nossa Senhora.
Fonte: LORENA, Pe. Isac. Nossa Senhora de casa em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário