quinta-feira, 8 de setembro de 2011

08 de Setembro – Nascimento de Nossa Senhora

O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igreja Católica celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro.
De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana, como resposta às suas preces. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus. Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santa Ana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.
São João Damasceno afirma que o nascimento a partir de uma mãe estéril já é um sinal das bençãos especiais que recaem sobre Maria. Ainda, em sua Homilia sobre a Natividade de Maria diz: "Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe de Deus através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado."

Assim se exprimiu o Padre Antônio Vieira sobre essa celebração:
“Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dEla nascesse Deus. (…) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus” (Sermão do Nascimento da Mãe de Deus — Padre Antônio Vieira)

O Nascimento de Nossa Senhora
“… Eu mesma tive uma visão de Nossa Senhora que veio até mim e disse-me, entre outras coisas, que todo aquele que recitar com devoção, na tarde deste dia (08 de setembro), nove Ave-Marias em honra de seus nove meses no ventre de sua mãe, Anna e de seu nascimento, continuando essa devoção por nove dias, darão aos anjos, a cada dia, nove flores (espirituais) para um buquê que eles receberão no céu e apresentarão à Santíssima Trindade, para obter favores ao suplicante. Mais tarde eu me senti transportada para o alto entre o céu e a terra. A terra permanecia abaixo, escura e atormentada. Acima, no céu, eu vi a Santíssima Virgem diante do Trono de Deus, entre os coros dos anjos e as hierarquias dos santos. Eu vi, construído para ela pelas devoções e orações na terra, dois portais ou tronos de honra que se tornaram finalmente em lugares como igrejas, e mesmo cidades inteiras. Era estranho ver como estes edifícios eram feitos inteiramente de ervas, flores e guirlandas todas entrelaçadas, suas diferentes espécies exprimindo os diferentes tipos e diferentes méritos das orações de seres humanos individualmente ou comunidades inteiras. Eu vi tudo sendo tomado pelos anjos ou santos das mãos dos suplicantes e sendo carregadas para o céu.”
Anna Catharina Emmerich, extraído do livro “Santíssima Virgem Maria”

Uma oração pelo nascimento de Maria

 Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da vossa graça; e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa de seu nascimento aumente em nós a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário