sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ano da Fé: Jesus Cristo foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria


O Filho de Deus se fez homem. Por que o Verbo se fez carne?
O primeiro motivo é para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus. O pecado introduziu a morte no mundo e nos colocou para fora do paraíso, distantes de Deus. O ser humano, por sua natureza decaída, jamais resolveria sozinho o problema da morte. Por isso, “o Pai enviou-nos seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados” (1Jo 4,10).

O segundo motivo é para que conhecêssemos o amor de Deus. Tudo o que Deus fez por nós, não o tornou mais santo, mais perfeito ou mais bondoso. Ele já é tudo isso em plenitude. O que Ele fez foi absolutamente gratuito, sem querer nada em troca, ou seja, tudo o que Ele fez foi por amor a nós. “Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho único, a fim de que todo aquele que crer nele não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

O terceiro motivo foi para ser nosso modelo de santidade. Jesus se fez homem para ensinar como devem viver as pessoas humanas. Ele é o modelo perfeito, o caminho. Não são artistas, jogadores ou pensadores os melhores modelos, mas sim Jesus. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (Jo 14,6).

Finalmente, Jesus se encarnou para tornar-nos participantes da natureza divina. Santo Tomás de Aquino disse: “O Filho Unigênito de Deus, querendo-nos participantes de sua divindade, assumiu nossa natureza para que aquele que se fez homem, dos homens fizesse deuses”. Isto significa que Jesus assumiu a nossa natureza humana para que nós participássemos da sua natureza divina. Assim, na única pessoa de Jesus, a natureza divina e a natureza humana se uniram numa aliança eterna. Ele desceu até a terra para nos elevar até o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário