sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ano da Fé: CREIO EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR


Vamos refletir agora sobre os nomes que Jesus recebeu e seus significados. Isso nos ajudará a conhecer melhor a verdadeira identidade de Jesus. A palavra Jesus, em hebraico, significa “Deus salva”. Com isso, compreendemos porque, ao aparecer a José em sonho, o Anjo do Senhor lhe disse: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados” (MT 1,20-21). Quem pode perdoar pecados é somente Deus. Jesus é Deus, por isso tem o poder de nos perdoar. Ele traz no nome a sua missão: Ele é o nosso único salvador!

A palavra Cristo significa, em hebraico, “Messias”, que quer dizer “ungido”. “Ungido” é sobre quem foi derramado óleo perfumado, costume do antigo testamento que indicava escolha por Deus de uma pessoa para uma missão especial. Era o caso dos reis, dos sacerdotes e, em raras ocasiões, dos profetas. Jesus é o rei do mundo, o sumo sacerdote e o maior profeta.

Se esses eram ungidos para exercer de forma limitada uma dessas missões, quanto mais Jesus deveria ser ungido, já que tem as três missões e em plenitude. Porém, sobre Jesus não foi derramado óleo perfumado. No caso de Jesus, Aquele que ungiu é o Pai, o que foi ungido é o Filho e a unção foi o próprio Espírito Santo. Cristo então significa Aquele que foi ungido pelo Espírito Santo. Jesus é o Cristo porque “Deus o ungiu com o Espírito Santo e poder” (At 10,38).

Jesus é Filho Único de Deus. Todos somos filhos de Deus, mas Jesus o é de uma maneira inédita, única, sem comparação. Isso porque enquanto nós somos criaturas, ou seja, nós temos começo e fim, Jesus é eterno, sempre existiu. Ele é gerado, mas não criado, porque Ele é Deus. Jesus nunca disse “nosso Pai”, a não ser quando ensinou os discípulos a orar, mas eles é que deveriam dizer “Pai-nosso”. Ele usa mais de uma vez a distinção: “Meu Pai e vosso Pai” (Jo 20,17). Portanto, o modo como Jesus é Filho de Deus é um modo que só cabe a Ele. Ele é desde toda a eternidade Filho – segunda pessoa da Trindade - em relação ao Pai – primeira pessoa da Trindade.

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

Jesus também é o “Senhor”, em grego “Kyrios”. Senhor significa dono, aquele que tem o domínio. Jesus revela o seu poder com seus gestos de domínio sobre a natureza (acalma o mar e faz calar os ventos), sobre as doenças (inúmeras curas),sobre os demônios (expulsava-os e não caiu em tentação), sobre a morte (com a ressurreição) e sobre o pecado (perdão infinito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário