domingo, 14 de outubro de 2012

Dom Murilo Krieger participa do Cenáculo com Maria 2012


No último dia 12 de outubro, Dom Murilo Krieger, Bispo de Salvador, participou do Cenáculo com Maria, que foi realizado no Parque de Exposição de Maringá. Em sua mensagem, Dom Murilo, enfatizou o Ano da Fé, os 50 anos do Concílio Vaticano II e dos 20 anos de elaboração do Catecismo da Igreja. Destacou o ano da fé, e pediu para que nós católicos também sejamos missionários e evangelizadores da palavra de Deus.

"Somos chamados a fazer brilhar, com nossa própria vida, 'a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou'”, afirma Dom Murilo.
Refletir os fundamentos da fé cristã. Foi com este objetivo que o Papa Bento XVI instituiu o Ano da Fé, que terá início no dia 11 de outubro deste ano e segue até 24 de novembro de 2013, na Solenidade de Cristo Rei. De acordo com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, o Ano da Fé “é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. Precisamos ter uma renovada disposição e um novo dinamismo, transformando nossas ações pastorais em fontes de vida, de alegria e de entusiasmo, a fim de ajudar nosso povo a conhecer melhor sua fé e a vivê-la com convicção”, diz.
Na Carta Apostólica “Porta Fidei” (Porta da Fé), escrita pelo Papa Bento XVI e que instituiu o Ano da Fé, está clara a razão desta sua iniciativa: é preciso “redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo”. Afinal, somos chamados a fazer brilhar, com nossa própria vida, “a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou”.
No logotipo, a Igreja é representada por um barco, o mastro é uma cruz que iça as velas que formam o trigrama do nome de Cristo (IHS), e ao fundo, o sol associado ao trigrama remete à Eucaristia.

Para Dom Murilo, é muito grave a separação da fé e da vida – isto é, quando se proclama acreditar numa verdade e não se vive de acordo com ela. Uma fé que não se expresse nas ações diárias é um sal que perdeu sua força, um fermento que não transforma nada. Precisamos levar nossos fiéis e comunidades a se convencerem de que Jesus Cristo veio até nós para mudar profundamente nosso modo de pensar e agir. É isso que ele quis nos dizer quando insistiu, desde o começo de sua pregação: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Dom Murilo pediu também para que façamos a oração do Credo diariamente e também nos trabalhos e visitas que fizermos, pois esta oração é muito forte e era muito rezada pelos antigos cristãos.
Credo
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressucitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
 Credo Niceno-constantinopolitano
Creio em um só Deus,
Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai
antes de todos os séculos:
Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado não criado,
consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens,
e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as escrituras;
E subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja
Una
, Santa, Católica e Apostólica.
Professo um só batismo
para remissão dos pecados.
Espero a ressurreição dos mortos;
E a vida do mundo que há de vir.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário