quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vida: faz parte do seu mundo. Isso é JMJ!


“Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (Jo 10,10)

Este foi o tema da Jornada Mundial da Juventude de 1993, em Denver, nos Estados Unidos. Vinte anos depois, estamos celebrando mais uma JMJ e, nesse tempo pascal, é preciso refletir sobre o significado da vida.

“Diferentes línguas têm diferentes palavras para expressar o que ninguém jamais deseja perder em qualquer circunstância, o que constitui a expectativa, o anseio e a esperança de toda a humanidade. Mas não há palavra melhor do que ‘vida’ para resumir de forma abrangente a maior aspiração de toda a humanidade. ‘Vida’ indica a soma total de todo o bem que as pessoas desejam, e ao mesmo tempo, o que o torna possível, acessível e duradouro”, disse João Paulo II em sua mensagem para a JMJ de Denver.

A Páscoa é o centro de toda a vida da Igreja, e celebrá-la é celebrar a obra da redenção humana e da glorificação de Deus que Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a morte; e ressuscitando, renovou a nossa vida. “No mistério da sua cruz e ressurreição, Cristo destruiu a morte e o pecado, e construiu a ponte que separa todas as pessoas de uma nova vida nele. ‘Eu sou a ressurreição e a vida’, proclamou. ‘Quem crê em mim, ainda que morra, virá para a vida, e quem está vivo e crê em mim nunca morrerá’ (Jo 11,25)”, citou João Paulo II.

Dessa forma, devemos viver em Cristo e passar essa fonte de vida aos irmãos, afinal nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, amor que promove. É isso que dá sentido à vida e que marca o coração de todos os jovens peregrinos que participam de uma Jornada Mundial da Juventude, um momento intenso e verdadeiro, que convida todos a viverem no Cristo, chamando dos mais ricos aos mais marginalizados para essa celebração da fé, festa da vida.

“Vocês podem encontrar a resposta por si mesmos, se vocês realmente tentarem viver fielmente no amor de Cristo (cf. Jo 15,9). Então vocês vão experimentar pessoalmente a verdade dessas palavras dele: ‘Eu sou... a vida’ (Jo 14,6) e vocês serão capazes de trazer esta mensagem de alegria e de esperança para todos. Cristo fez-lhe os seus embaixadores, os evangelizadores primários de seus contemporâneos”, disse o beato João Paulo II.

Fonte: site oficial da JMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário