quarta-feira, 24 de abril de 2013

26 de Abril – Nossa Senhora do Bom Conselho



Guarda, filho meu, os preceitos de teu pai, não desprezes o ensinamento de tua mãe!”. (Provérbios – 6, 20).

Quero recostar em teu regaço, e como filho, cansado da caminhada, experimentar a suavidade de teu consolo e atender aos teus conselhos cheios de ternura maternal! Conselho “é a capacidade de julgar e discernir o que é mais conveniente fazer ou não em determinadas situações complexas...”. Todos nós, que buscamos a realização humana e almejamos a santidade, precisamos do dom do conselho.

Sabemos que como dom do Espírito Santo, o conselho é de um valor inestimável para o bom direcionamento de nossos atos e no reto empenho de nossas responsabilidades na comunidade e na sociedade.
Devemos implorar ao Espírito Santo sempre um novo derramamento de Seus dons, e, com toda confiança, devemos recorrer à intercessão de Maria Santíssima, mulher cheia de Espírito Santo, invocando sua ajuda e seu bom do conselho.

A invocação ou título “Mãe do Bom Conselho”, foi incluído na ladainha Lauretana da Nossa Senhora pelo Papa Leão XIII.

Como Mãe do Bom Conselho, Maria guardava tudo cuidadosamente em Seu coração. Ela, mulher orante e atuante, esvaziava-se de si mesma para ser preenchida pelo Espírito Santo. Maria nunca ficou indiferente àquilo que Deus lhe falou e graças a essa intimidade com o Santo Espírito de Deus, soube discernir suas opções e atitudes diante do projeto de salvação.

Uma das passagens mais belas do evangelho é, sem dúvida, a das bodas de Caná da Galiléia. Nela Jesus ouve o apelo de Sua Mãe, um apelo confiante e comprometido com as necessidades alheias. Acredito que o que mais tocou o coração de Jesus foi o pronto conselho que Maria deu aos servos: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

Em Caná da Galiléia o conselho de Maria está em sintonia com a fórmula da fé da aliança que a comunidade pronunciou no Monte Sinai no Êxodo (19, 1- 8): “Faremos tudo o que disse Iahweh.”

A liturgia da igreja aplica a Maria o elogio da mulher perfeita: “Abria Sua boca com sabedoria e a lei da clemência estava em Sua língua” (Prov. 31, 26).
O dom do conselho deve ser motivo de constantes orações e súplicas, especialmente para pais, professores, médicos, juízes, psicólogos, cientistas, políticos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário