quarta-feira, 24 de abril de 2013

Legião de Maria – 33 anos de história em Cruzeiro do Sul


Quando o Sr. Valdecir Reggiani tinha 10 anos, seus tios Paulo e Silvandira Reggiani que moravam em São Paulo, trouxeram Tesseras e fizeram com que sua avó, pais e tios fossem membros auxiliares da Legião de Maria.

No início dos anos 60, seu tio Paulo e família mudaram para Cruzeiro do Sul. Ele tentou fundar a Legião de Maria, naquela época não foi possível, mas Deus e Nossa Senhora tinham outros planos. O Sr. Valdecir começou a cuidar dos grupos jovens no ano de 1973, mas infelizmente os cafezais estavam no fim e os jovens estavam indo embora de nossa cidade. Um jovem muito esforçado chamado João Natalino mudou-se para São Paulo e lá entrou na Legião de Maria. Ele ficou encantado e pelos anos de 78 e 79, mandou algumas Tesseras e Manuais.
Em 1980 o Sr. Valdecir passou num segundo concurso para professor e foi transferido para Floraí onde morou 15 dias na casa do Padre Roberto. Ele fez a novena da Medalha Milagrosa e se alcançasse a graça fundaria a Legião de Maria. Todos estavam aqui, seus pais e sua esposa esperando o terceiro filho, João Paulo. Imediatamente conseguiu retornar para Cruzeiro do Sul. Foi difícil mas após uma novena a São José, a Legião de Maria teve início no dia 26 de abril de 1980, dia de Nossa Senhora do Bom Conselho.
O primeiro Praesidium fundado foi o Medianeira de Todas as Graças no dia 26 de abril de 1980, sábado às 18:00 horas, na Sacristia da Igreja Matriz. Os primeiros membros foram: Valdecir Reggiani, Manoel João da Silva, José Pedro Viana, Antonio Pedro Viana, Gonçalo de Lima Neves, Joaquim de Lima Neves, José Olívio da Silva e Anésio Foltran.

No ano de 1987 funcionavam os Praesidia Imaculado Coração de Maria com 23 membros com reunião aos sábados às 20:00 h e Nossa Senhora do Rosário 24 membros com reunião aos domingos às 20:00 h. Não encontramos registro do Praesidium Medianeira de Todas as Graças. No dia 03 de julho de 1988 as reuniões passaram a ser realizadas na sede dos vicentinos.
No ano de 1989 estavam ativos os Praesidia Medianeira de Todas as Graças com 12 membros, Praesidium Imaculado Coração de Maria com 12 membros e Nossa Senhora do Rosário com 15 membros.

Houve apenas um Padre que não concordou, e pelo desgaste após 20 anos no dia 21 de outubro de 2000 foi realizada a última reunião. Não tínhamos local para fazer a reunião, saímos da Sacristia onde hoje é o Santíssimo, fomos para o Salão Paroquial, depois para a sede dos Vicentinos e terminamos na Capelinha Velha do Bosque.
Após 5 anos, recebemos uma grande benção, a chegada do nosso caríssimo Padre Antonio Carlos da Silva que permitiu que a Legião voltasse a trabalhar ativamente. As reuniões foram recomeçadas no dia 10 de fevereiro de 2005, quinta-feira na Capela do Bosque.
Após o falecimento do Sr. Valdecir em dezembro de 2007, todos os legionários ficaram muito tristes, mas juntos decidiram que a Legião de Maria não iria novamente acabar, juntamente com todo o trabalho desenvolvido por ele na comunidade.
No início do mês de fevereiro de 2008, os legionários decidiram se reunir como de costume, e após algumas reuniões foram eleitos os novos oficiais para o Praesidium Rainha de Todos os Santos, sendo:- Presidente: Mirian Marion Roeles, Vice-Presidente: Dirceu Vicente, Tesoureiro: Aparecido de Souza e Secretária: Suzana Ornelas de Oliveira.
No final do ano de 2009, entramos em contato com o Comitium Nossa Senhora do Carmo de Arapongas. No dia 23 de janeiro de 2010 participamos da primeira reunião com o novo Comitium. Nessa reunião nos foi solicitado pelo presidente do Comitium, Sr. Antonio Sastre a divisão do nosso grupo, que contava com 19 membros ativos, com o objetivo de futuramente fundarmos uma Curia em Cruzeiro do Sul.
Foram recrutados novos membros e o grupo se dividiu em mais três: Praesidium Rainha de Todos os Santos, Rainha dos Apóstolos e Medianeira de Todas as Graças.
No dia 13 de março de 2010 um grande sonho do irmão Valdecir foi concretizado. Nossa humilde capelinha que acolhe a Legião de Maria foi presenteada como o Sacrário que foi abençoado neste mesmo dia. A partir desse momento Jesus passou a fazer morada neste campo santo para sempre.
No dia 30 de abril de 2010 fundamos o 4º Praesidium com o título de Nossa Senhora do Rosário.
No dia 25 de julho de 2010 reuniram os legionários para a formação da Cúria em nosso município. Estiveram presentes além dos legionários de Cruzeiro do Sul, 28 legionários pertencentes ao Comitium Mater de Arapongas. O dia de oração foi conduzido pelo Presidente do Comitium, Sr. Antonio Sastre e pelo Diretor Espiritual Pe. Antonio Carlos da Silva. A Cúria recebeu o nome de Nossa Senhora Rainha da Paz.
No dia 29 de julho de 2010 oficializamos o primeiro Praesidium de Uniflor intitulado Imaculada Conceição.

No dia 25 de agosto de 2010, o Praesidium Imaculada Conceição de Uniflor se dividiu dando vida a um novo grupo, o Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Em 14 de setembro de 2010 foi fundado o Praesidium Nossa Senhora do Carmo na Capela Sagrado Coração de Jesus na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Paranacity. Em 03 de setembro de 2011 foi oficializado o Praesidium Juvenil Nossa Senhora de Fátima com a participação de 07 jovens da comunidade de Cruzeiro do Sul. E no dia 04 de abril de 2012, o novo Praesidium na Capela São Vicente de Paulo de Paranacity.
Atualmente a Cúria Nossa Senhora Rainha da Paz conta com 09 Praesidium e aproximadamente 100 legionários ativos e 100 auxiliares.
Agradecemos a todos que nesses 33 anos de luta nos ajudaram a caminhar. Que Maria os abençoe.
Nada é por acaso, tudo é providência Divina.

2 comentários:

  1. achei muito lindo que nossa senhora abençoe vcs todos

    ResponderExcluir
  2. linda história de luta! isso prova que Maria sempre está com vcs! seu Valdecir Reggiani um exemplo de homem devoto!

    ResponderExcluir