terça-feira, 16 de abril de 2013

Ano da Fé: O conflito de Jesus com as instituições de Israel


Aos olhos de muitos em Israel, Jesus parece agir contra as instituições essenciais do povo eleito. O primeiro conflito se dá em relação ao cumprimento da Lei. Jesus é acusado de não cumprir a Lei, principalmente do sábado. Mas ninguém como Ele cumpriu a Lei, uma vez que viveu de acordo com o espírito dela e não de acordo com a letra. Jesus não pactuou com o fanatismo e a hipocrisia de quem absolutizou a Lei. Para Ele, a vida era mais importante que qualquer lei. A lei foi feita para as pessoas e não as pessoas para a lei.

O segundo conflito se deu em relação ao Templo, uma vez que Jesus foi acusado de não respeitá-lo. Porém, Jesus foi apresentado no Templo, ia todos os anos lá, exigiu que ele não fosse transformado num covil de ladrões e teve todo o zelo por ele. Quando profetizou a destruição do Templo, falou algo que realmente aconteceu por volta do ano 70. O verdadeiro templo de Deus é Jesus. É nele que nos encontramos com Deus. E pelo batismo todos nós nos tornamos templos de Deus.
O terceiro e último conflito se dá por causa da fé de Israel no Deus único. Jesus realizou atos, como o perdão dos pecados, que o manifestaram como Deus Salvador. Alguns judeus, não reconhecendo o Deus feito homem e vendo nele um homem que se faz Deus, julgaram-no blasfemo. E a blasfêmia era punida com a pena de morte. Porém, Jesus não se fez Deus, Ele é Deus e pode perdoar pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário