quarta-feira, 27 de março de 2013

Legionários participam da Noite do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos

A noite do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos foi realizado na noite de ontem (26/03/2013) com início às 19:30 h. Os homens saíram do Clube Japonês e as mulheres da Casa da Marina Rovida. O encontro dos homens e mulheres ocorreu em frente a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul. Na sequencia foram meditadas as sete palavras de Jesus da Cruz.


1ª Palavra:  "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem"

"Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). Aqueles que crucificaram Jesus não estavam cientes da extensão do que estavam fazendo porque não o reconheceram como o Messias. Sua ignorância da verdade divina não significava que mereciam perdão, e a oração de Cristo mesmo ao meio do seu escárnio é uma expressão da compaixão ilimitada da graça divina.

A Estação foi preparada pela Pastoral da Saúde.



2ª Palavra: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso"

Nesta declaração, Jesus está assegurando um dos criminosos na cruz de que quando morresse, ele estaria com Jesus no céu. Isso foi concedido porque, mesmo na hora da sua morte, o criminoso tinha expressado sua fé em Jesus, reconhecendo-o pelo que Ele era (Lucas 23:42).

A Estação foi preparada pela Renovação Carismática (RCC).


3ª Palavra: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”

Mateus 27:46 nos diz que perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: “Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” Aqui Jesus estava expressando seus sentimentos de  abandono por Deus ter colocado os pecados do mundo sobre Ele - e por causa disso, Deus teve que se "virar" contra Jesus. Quando Jesus estava sentindo o peso do pecado, Ele estava passando por uma separação de Deus pela  primeira e única vez em toda a eternidade. Este foi também um cumprimento da declaração profética no Salmo 22:1.

A Estação foi preparada pela Pastoral da Catequese.



4ª Palavra:"Mulher, eis aí o teu filho!" e filho  "Eis aí tua mãe!"

"Mulher, eis aí o teu filho!" e filho "Eis aí tua mãe!" Quando Jesus viu a sua mãe em pé perto da cruz com o apóstolo João, o discípulo a quem amava, Ele confiou os cuidados de sua mãe nas mãos de João. E desde aquela hora, João levou-a à sua própria casa (João 19:26-27). Neste versículo, Jesus, o Filho sempre compassivo, está se assegurando de que sua mãe terrena seria bem cuidada depois de Sua morte.

A Estação foi preparada pela COMIPA.



5ª Palavra:"Tenho sede"

"Tenho sede" (João 19:28). Jesus está aqui cumprindo a profecia messiânica do Salmo 69:21: "Puseram fel na minha comida e para matar-me a sede deram-me vinagre." Ao dizer que estava com sede, Ele incitou os guardas romanos a darem-Lhe vinagre, o que era habitual em um crucificação, cumprindo assim a profecia.

A Estação foi preparada pela Pastoral da Juventude.



6ª Palavra: "Tudo está consumado!”

"Tudo está consumado!" (João 19:30). As últimas palavras de Jesus significavam que o Seu sofrimento tinha acabado e que todo o trabalho que o Seu Pai havia dado-lhe a fazer, ou seja, pregar o evangelho, executar milagres e obter a salvação eterna para o Seu povo, havia sido realizado, cumprido, concretizado. A dívida do pecado havia sido paga.

A Estação foi preparada pela Legião de Maria. A humanidade recebe em letras de lágrimas, suor e sangue, o pagamento por todas as dívidas assumidas. Mas estará tudo consumado para cada um de nós? Será que mais nada tenho a fazer? Posso me esquecer que Cristo não está morto, mas que Ele ressuscitou e está presente em cada ser humano? Posso entrar numa aposentadoria espiritual, nada mais fazendo porque Cristo já fez tudo por nós?
Tudo estará consumado quanto conseguirmos expulsar deste mundo: a destruição das famílias, a fome, a droga, a criminalidade juvenil, a violência, o álcool e o vício, e tragédias como a ocorrida na boate em Santa Maria – RS, que ceifou a vida de centenas de jovens.




7ª Palavra: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito"

"Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23:46). Aqui, Jesus está voluntariamente entregando a sua alma nas mãos do Pai, o que indica que Ele estava prestes a morrer e que Deus tinha aceitado o Seu sacrifício. Ele "se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus" (Hebreus 9:14).

A Estação foi preparada pelo ECC – Encontro de Casais com Cristo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário