segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Reza em grupo do Rosário


Há várias formas de rezar o Santo Rosário, mas a que dá maior glória ao DEUS Todo-Poderoso, que faz o melhor por nossas almas e que o diabo mais teme que tudo mais, é a de rezar ou cantar o Rosário publicamente em dois grupos.

Deus Todo-Poderoso Se compraz quando as pessoas se reúnem em oração; Os Anjos e os Bem-Aventurados unem-se para louvá-lo incessantemente. Os justos na Terra em várias comunidades se juntam em oração comunitária de dia e de noite. Nosso SENHOR JESUS CRISTO recomenda expressamente a oração em grupos aos Seus apóstolos e discípulos e prometeu que sempre que dois ou três estiverem reunidos em Seu nome, Ele estará no meio deles (Mt 18,20).

Como é maravilhoso ter JESUS CRISTO no nosso meio! É a única coisa que temos que fazer para tê-Lo no nosso meio é rezar o Rosário em grupo. Eis porquê os primeiros cristãos geralmente se reuniam para orar, apesar das perseguições do Império Romanao e do fato de que reuniões eram proibidas. Eles preferiam se reunir mesmo com o risco de morte, do que perder os encontros, nos quais JESUS estava presente.

Este método de oração é dos mais saudáveis à alma:
1 – Normalmente nossas mentes ficam mais atentas quando em oração pública do que quando oramos em particular;

2- Quando oramos em grupo, a oração de cada um pertence a todos nós e estas se ajuntam em uma oração ainda maior, a fim de que se alguém não está orando bem, outra pessoa na mesma reunião que ora melhor estará compensando pela deficiência do outro. Desta forma, aqueles que são fortes seguram os fracos, os fervorosos inspiram os mornos, os ricos enriquecem os pobres, os ruins são contados juntamente como os bons. Como se pode vender o joio? Misturando-o facilmente com quatro ou cinco barris de trigo da melhor qualidade;

3- Quem reza o Rosário sozinho só ganha o mérito de um Rosário, mas se ele o reza com outras trinta pessoas, obtêm-se o mérito de trinta Rosários. Esta é a lei da oração pública. Quão frutuosa, e quão vantajosa ela é!;

4- Urbano VII, que se agradou muito em ver como a devação ao Santo Rosário havia se espalhado em Roma e como ele estava sendo rezado em dois grupos ou coros, de modo particular no Convento de Santa Maria Sopra Minerva, concedeu cem dias a mais de indulgência, totis quotis, sempre que o Rosário fosse rezado em dois coros. Assim foi escrito em seu breviário Ad perpetuam rei memoriam, escrito no ano de 1626. Sempre que se reza o Rosário em dois grupos, ganha-se uma indulgência parcial.

5- A oração pública é muito mais poderosa que a oração individual para apaziguar a ira de DEUS e obter Sua Misericórdia. A Santa Madre Igreja, guiada pelo ESPÍRITO SANTO, sempre tem intercedido com orações públicas em tempos de tragédias e sofrimentos públicos.

Finalmente, quando as pessoas rezam o Rosário juntas é muito mais terrível ao demônio que em particular, pois a oração pública trata-se de um exército que o ataca. Ele geralmente consegue vencer a oração de quem está só, mas se esta oração for unida às de outros cristãos, o demônio terá muito mais trabalho para conseguir seu propósito. É fácil quebrar um só galho, mas se colocarem muitos outros juntos fazendo assim um feixe, não pode ser quebrado. “A união faz a força”. Os soldados se aglomeram num exército para vencer os inimigos; os maus se unem em orgias e danças, os maus espíritos se unem para fazer perder as nossas almas. Então, por que não podem os cristãos unirem suas forças a fim de ter JESUS CRISTO presente quando oram, para apaziguar a ira de DEUS Todo-Poderoso, a de alcançar Sua graça e misericórdia sobre nós, e de frustrar e vencer satanás e seus anjos com mais eficácia?

Caros confrades do Rosário, caso você viva na cidade ou no campo, perto de uma igreja paroquial ou de uma capela, vá lá ao menos todo entardecer (com a aprovação do sacerdote paroquial) e reze o Rosário junto com aqueles que também o querem fazer em dois coros. Se não for possível rezar na igreja ou na capela, que seja rezado na sua casa ou na de outrem. Pois esta é uma santa devoção que DEUS Todo-Poderoso, em Sua misericórdia, tem estabelecido nos lugares onde tenho dado missões, para conservar e acrescentar os bens conseguidos por esse meio e impedir o pecado.

Fonte: O Segredo do Rosário. São Luis Maria de Montfort. Pág. 120.

Nenhum comentário:

Postar um comentário