segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Angelus: 'Antes de poder falar de Deus e com Deus, é necessário escutá-lo'


Bento XVI falou no Angelus deste domingo (27) sobre a necessidade do homem colocar-se à escuta de Deus.  

“Antes de poder falar de Deus e com Deus, é necessário escutá-lo, e a liturgia da Igreja é a ‘escola’ desta escuta do Senhor que fala”.

O Pontífice destacou na oração o Evangelho dominical em que Jesus é apresentado como “a força do Espírito” que fala à Sinagoga.

O trecho lido por Jesus na Sinagoga é um texto que o Profeta Isaías escreveu sobre o próprio Jesus.

“O Espírito do Senhor está sobre mim, pois o Senhor me consagrou pela unção e me enviou a levar a Boa Nova aos humildes”.

O papa prosseguiu dizendo que a passagem escolhida por Jesus não foi obra do acaso, mas “obra da Divina Providência” e continuou:

“Jesus, de fato, terminada a leitura, em um silêncio cheio de atenção, disse: ‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir’”.

Bento XVI destacou em toda a sua reflexão a palavra “hoje”, repetida diversas vezes pelo evangelista Lucas.  

“O termo ‘hoje’, muito querido por São Lucas, relata-nos o título cristológico preferido pelo próprio Evangelista, aquele de Salvador. Já nos relatos da infância, esse está presente nas palavras do anjo aos pastores: ‘Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, Cristo Senhor’”.

Jesus é o “hoje” da Salvação na história. Nele se cumpre a Redenção.

Diante dessa mensagem, Bento XVI reforça a importância de viver um domingo voltado para o Senhor, para o descanso e a família.

“Antes de tudo nos faz pensar no nosso modo de viver o domingo: dia de repouso e da família, mas antes ainda dia de dedicar ao Senhor, participando da Eucaristia, na qual nos alimentamos do Corpo e Sangue de Cristo e da sua Palavra de vida”.

O Evangelho - prossegue o papa - também traz a necessidade do homem colocar-se à escuta do que Deus tem a falar na sua história pessoal.

“Antes de poder falar de Deus e com Deus, é necessário escutá-lo, e a liturgia da Igreja é a ‘escola’ desta escuta do Senhor que fala”.

Nessa atitude de ouvir o que Deus tem a dizer, o papa finalizou sua mensagem dizendo:

“Cada momento pode se tornar um ‘hoje’ propício para a nossa conversão. Cada dia pode se tornar o ‘hoje’ salvífico, pois a salvação é uma história contínua para a Igreja e para cada discípulo de Cristo. Acolha o ‘hoje’ onde Deus te oferece a salvação. A Virgem Maria seja sempre o nosso modelo e a nossa guia no saber reconhecer e acolher, a cada dia da nossa vida, a presença de Deus, Salvador nosso e de toda a humanidade”.

Fonte: www.a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário