quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ano da Fé: A vida oculta de Jesus


Durante a maior parte da sua vida, Jesus viveu uma vida simples como todo mundo e nada foi registrado sobre isso, a não ser quando ficou no templo aos 12 anos, preocupando seus pais, que o encontraram depois. Não sabemos como foi a adolescência e a juventude de Jesus. Muitos autores de livros e filmes ficam “inventando coisas” sobre esse período, mas não é possível comprovar nada. Se tivesse acontecido algo que fosse importante registrar, com certeza o Espírito Santo teria inspirado os evangelistas a escreverem.

Nesse período, sabemos que Jesus era submisso a seus pais e crescia em tamanho, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens.

Por esse período de vida de Jesus, aprendemos que Ele compartilhou a vida da imensa maioria das pessoas, ou seja, Jesus viveu a maior parte da sua vida como nós: uma vida cotidiana, sem grandeza aparente, vida familiar, vida de trabalho manual na carpintaria, vida religiosa judaica, vida de comunidade, vida de silêncio.

A vida oculta de Jesus em Nazaré permite a todos nós estarmos unidos a Jesus na nossa vida cotidiana, na família, no nosso trabalho e na comunidade.

O reencontro de Jesus no Templo, único acontecimento que rompe o silêncio dos evangelhos nessa fase da vida de Jesus, revela sua consagração a Deus e seu respeito pela família. Assim como Jesus se preocupava com as coisas do seu Pai desde pequeno, nós também devemos nos ocupar com as coisas de Deus.

Fonte: Material disponível pela Arquidiocese de Maringá - Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário