terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Alfie Lambe - uma vida dedicada a Legião



Próprio do povo irlandês de evangelizar outras Nações, Frank Duff envia seus membros para continuar a obra iniciada em Dublin. E assim no seio da Legião de Maria vão surgindo pessoas que irão conquistar o mundo para Cristo, influenciando a todos pela força do exemplo, através de Maria.

Alphonsus Lambe nasceu em Tullamore, Irlanda, no dia 24 de junho de 1932, na festa de São João Batista.

Bastante jovem entrou para o noviciado dos Irmãos Cristãos Irlandeses. No noviciado, mostrava-se tímido e reservado, mas,sentia-se feliz. Sua saúde, porém, foi considerada débil e foi considerado inapto para suportar os rigores da vida religiosa.

Alfie retornou para sua família, terrivelmente deprimido; arrumou um emprego em Tullamore e ficou sabendo da existência de um Praesidium da Legião de Maria. Até então, Alfie não conhecia a Legião, mas queria, em seu tempo livre, fazer alguma coisa pelo reino de Deus.

Sentiu na Legião a possibilidade de viver a doutrina do Corpo Místico de Cristo, até suas últimas consequências, isto é, a salvação para os outros e a própria santificação.

Na Legião, sentia-se feliz e realizado por poder fazer um apostolado ativo.  A depressão e a tristeza desapareceram, a alegria e a energia retornaram.
Alfie dizia:”Viver a Legião é viver a vida da mãe de Deus. Quanto mais alguém se dá a Maria, mais se encontra em Maria!”

Em 1953, recebe o convite do presidente de seu Praesidium para acompanhá-lo à América do Sul, convite aceito com muita satisfação. Começa sua ação de Enviado em Quito, no Equador, dirigindo-se depois para a cidade de Ambato. Inicia a fundação de praesidia por todo o Equador, inclusive entre a população indígena.

Desloca-se por vilas e povoados, sempre deixando a semente legionária. Segue para a Bolívia e depois para o Peru.

Em1955 vem para o Brasil, como delegado especial do XXXVl Congresso Eucarístico Internacional, realizado no Rio de Janeiro. Terminado o Congresso, vem a São Paulo, com Joaquina Lucas e Mary Clerkin, onde, em menos de um mês, fundam 25 praesidiae.

Neste mesmo ano, vai para a Argentina, onde encontra alguma dificuldade porque o Episcopado local estava muito empolgado com a “Ação Católica” e achava desnecessária a fundação da Legião. Alfie, porém, não desanima e, aos poucos, vai fundando praesidiae. Consegue fundar uma Curia no centro de Buenos Aires e um Praesidium na Universidade. Na Argentina, treinou, pessoalmente os legionários para as visitas de casa em casa. Começa a trabalhar no Uruguai e, em pouco tempo, forma a primeira Curia, com 23 praesidiae. Dirigi-se ao Paraguai, onde já havia uma Curia e funda mais duas. Deus lhe havia concedido dotes especiais para atrair as pessoas para o trabalho apostólico: entusiasmo contagiante, fé inabalável.

Tinha grande facilidade para aprender idiomas e já se preparava. estudando russo. para dirigir-se além da “cortina de ferro”. Qual seria o segredo de tão grande atividade apostólica? A sua devoção a Maria, praticava o tratado da verdadeira devoção a Maria.

Voltando à Argentina, adoece e precisa ser internado, acometido de grave enfermidade. Recebe os últimos sacramentos, falecendo a 21 de janeiro de 1959, dia de Santa Inês.

A Igreja da América do Sul tem a marca indelével da ação de Alfie Lambe. A causa de Alfie Lambe foi introduzida em Roma e, se for da vontade de Deus,  seu nome será inscrito no calendário dos santos.

Fonte: http://www.senatus.org.br/legiao/alfie.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário