sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aparições de Nossa Senhora ao longo da História


No primeiro milênio foram poucas as aparições de Nossa Senhora e quando aconteceram, quase sempre, foram para pessoas que tinham dificuldades e que sofriam. As aparições se tornaram mais frequentes a partir do segundo milênio, com ênfase nos dois últimos séculos. Porque, atualmente, as aparições são mais frequentes? Porque a humanidade deu as costas a Jesus Cristo e a seus ensinamentos. Jesus, então, envia sua Mãe para alertar e solicitar a seus filhos uma mudança de vida. São contínuos apelos. São novos comandos para chamar os homens à conversão.

Ninguém é obrigado a aceitar mensagens de aparições privadas porque estas não são indispensáveis para a própria salvação. Existe a obrigação de se crer o que ensina Deus na Sagrada Escritura. Mas, se Deus manda a Virgem Maria com novo comando, é necessário estarmos abertos e examinar o que Ela deseja. Se Deus manda sua Mãe para fazer um apelo à humanidade, não é para brincar. Com Deus não se brinca, dizia Léon Bloy. E nem se brinca com os apelos de Nossa Senhora, uma vez que vem chamar a humanidade à conversão. Tudo o que Nossa Senhora anuncia já está no Evangelho. Os homens esqueceram-se de segui-lo. Por isso, existe o apelo de Nossa Senhora para que se convertam.

Para os que dizem que Nossa Senhora, quando esteve aqui na terra, falou tão pouco e que agora está falando demais, respondemos que Ela falou pouco porque deixava seu filho Jesus falar e dar testemunho do Pai. Atualmente, creio que nós, os batizados, não estamos cumprindo plenamente a missão para a qual Jesus nos enviou, que é de continuar sua obra. Por isso, Maria vem para suprir essa omissão. Ela vem para nos chamar a atenção, porque não estamos mais anunciando o Evangelho com o entusiasmo de Jesus Cristo e dos Apóstolos e não estamos vivendo o que Jesus ensinou. Por isso, os novos comandos para voltarmos a Deus, através da conversão, da oração, do jejum, do amor fraterno. Quando os filhos estão indo por um caminho perigoso, de perdição, qual é a mãe que, se realmente ama seus filhos, fica em silêncio? Será que se torna ridícula a atitude de uma mãe que fala muito e, continuamente, a seus filhos quando verifica que estão andando por caminhos que os leva à perdição? Se eles não acatam seu apelo, a mãe não insiste para ver se salva os filhos? Não é uma demonstração de amor para com seus filhos? A experiência nos diz que uma mãe fala muito mais com um filho que anda por caminhos perigosos para alertá-lo, chamando-lhe a atenção, do que para com os filhos bem comportados, que seguem sempre a vontade dos pais. É claro que existem muitos videntes falsos. Por isso, é necessário séria pesquisa antes de aceitar suas mensagens.

O Pe. Amorth diz: “Nós séculos passados, quando havia aparições marianas ou fatos milagrosos, não havia necessidade de nenhum reconhecimento oficial. O povo era que, com seu culto, dava valor àqueles fatos e a Igreja dava seu aval com sua presença na celebração do culto e dos sacramentos. Assim aconteceu em Monte Bérico, Vicenza, Caravaggio, Bérgamo, Divino Amor, Roma, Trè Fontane, e em muitos outros santuários onde se dizia que Nossa Senhora havia aparecido. Assim acontece hoje em Medjugorje, onde ninguém pôs em dúvida a plena conformidade das mensagens à verdade da fé. Por isso, não é necessário mais nada”.

Na Europa existem muitos santuários que surgiram no lugar onde Nossa Senhora apareceu. Quando o povo chegava à certeza da aparição, unia-se as autoridades locais e construía o santuário.

Conheça algumas aparições pouco conhecidas de Nossa Senhora:

Nossa Senhora do Pilar – De acordo com a tradição espanhola, Nossa Senhora teria aparecido ao apóstolo Tiago Maior, que estava evangelizando a Espanha. Maria Santíssima ainda vivia em Éfeso e teria usado do privilégio da bilocação para estar presente junto do apóstolo Tiago, em Saragoça, para animá-lo no sentido de que continuasse a sua missão apostólica na Gálias. Baseado nesta tradição, que vem dos primeiros séculos, teria surgido a devoção a Nossa Senhora do Pilar, hoje a mais popular na Espanha. Sua imagem que se venera em Saragoça é uma estátua de 38 cm que está em cima de uma coluna (daí “do Pilar”).

São Gregório, o Taumaturgo e Nossa Senhora – De acordo com o depoimento de Gregório de Nissa, Nossa Senhora teria aparecido a São Gregório, o Taumaturgo, no ano de 231 para clarear certas dúvidas a respeito de verdades da doutrina católica que estavam provocando séria controvérsias na Igreja. A virgem sempre acompanha a Igreja e a ajuda a conservar a direção que seu Filho Jesus lhe deu.

Nossa Senhora das Neves – No ano de 363, em Roma, um rico casal não tinha filhos. Quis então, doar o que tinha à Virgem Maria. Na noite de 4 para 5 de agosto, Maria apareceu em sonho a este casale também para o Papa Libério, expressando o desejo de que se construísse uma igreja no Esquilino. Seria no local onde de manhã encontrassem neve. Realmente no dia 5 de agosto, de manhã, em pleno verão da Itália, a neve caiu sobre o terreno pré-indicado.

O soldado e Nossa Senhora – Em 455, em Constantinopla, na Turquia, um soldado, certo dia, conduzia um cego a passear, fora da cidade. Enquanto andava, ouviu uma voz que vinha do alto. Olhou e viu a Virgem Maria. Ela lhe predisse que se tornaria imperador e que o cego recuperaria a visão. Nossa Senhora pediu-lhe também que construísse ali uma igreja em sua honra. Como foi predito, o soldado se tornou imperador, com o nome de Leão I e o cego recuperou sua vista. Leão I, mandou construir uma grande igreja no lugar da aparição.

Nossa Senhora da Cruz – Em 958 na Alemanha, um pobre passava diante de um mosteiro, quando ouviu que o chamavam pelo nome: era a Virgem Maria. Ela o encarregou de levar ao mosteiro uma mensagem de conversão e penitência. E, como prova de que Ela tinha aparecido, comunicou que apareceria uma pomba branca e pousaria em cima da cruz que ele levantaria em frente ao mosteiro. Na verdade, isto aconteceu em seguida, o que fez as monjas acreditarem na aparição de Nossa Senhora.

Nossa Senhora do Cordão – Em Valenciennes, França, Nossa Senhora apareceu a um eremita, que foi encarregado de chamar o povo à oração e ao jejum. Como na cidade grassava a peste, os habitantes acataram com entusiasmo o apelo da Virgem. Nossa Senhora apareceu acompanhada por uma multidão de anjos, e estes estenderam um cordão ao redor da cidade como sinal de proteção e de barreira contra a peste. Nossa Senhora pediu uma procissão no dia 08 de setembro, festa de sua natividade, e o povo passou o dia todo em procissão rezando pela cidade. A peste cessou imediatamente.

Para Nossa Senhora, todos são importantes porque cada ser humano é seu filho, por isso Ela sabe consolar os injustiçados e os que sofrem.

Fonte: ROMAN, Ernesto N. Aparições de Nossa Senhora,
suas mensagens e milagres. Ed. Paulus, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário