quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agosto – Mês dedicado as vocações


O mês de agosto é tradicionalmente conhecido como o mês vocacional no Brasil. A CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil convoca, todos os anos, para intensificar, neste mês, as orações e as ações em favor das vocações em geral.

É pedido para que nos unamos em uma única prece ao Senhor da Messe, para que envie muitas e santas vocações para nossas comunidades.

O grande sonho de Deus é a vivência da fraternidade. Jesus Cristo veio ao mundo para resgatar a humanidade e construir o Reino de Justiça e de Fraternidade, porém, não quis cumprir essa missão sozinho, ele chamou colaboradores imediatos, os Apóstolos.

Hoje, os nossos Bispos e Padres são os continuadores da ação de Jesus Cristo no mundo. Porém é importante lembrar que são muitas as vocações, que são diferentes de profissões. Quando procuramos uma profissão, são muitos os caminhos a seguir. Mas quando se fala de vocação, a história é diferente. A escolha é limitada. Isso porque vocação não é exatamente a mesma coisa que profissão, nem simplesmente a mesma coisa que dom ou talento pessoal.

 A vocação é um chamado especial de Deus para cada pessoa. “Profissão é especialização, já vocação é chamado, é dom de Deus. É claro que é preciso estudar e se preparar para exercer a vocação. A diferença está que vocação é uma opção de vida, profissão é uma escolha que fazemos”, disse o Missionário Redentorista, Padre Ferdinando Mancílio.

E todos somos chamados para alguma coisa. É para isso que Deus nos dá os dons. Eles não são a vocação, mas um instrumento que Deus nos oferece para que possamos viver a vocação da melhor maneira possível. Existe a vocação para a vida sacerdotal, para a vida religiosa, vocação para a vida matrimonial e também a vocação leiga que é a vocação do cristão comprometido. Aqui se encaixam todas as pessoas que ajudam na Igreja: Diáconos permanentes, catequistas, ministros, entre outros.



Embora a vocação para os ministérios ordenados deva ocupar a atenção dos fiéis durante todo este mês, por serem elas indispensáveis para a essência da Igreja, a vocação matrimonial tem merecido destaque.

Para o padre Ferdinando Mancílio, é preciso resgatar a vocação matrimonial, pois a família é o celeiro de todas as outras vocações e o casamento é um dom de Deus.

 “São muitas as vocações a serem seguidas. No entanto é importante ressaltarmos o matrimônio, que é dom de Deus. Em nossos dias é preciso resgatar essa vocação, pois a família é o principal celeiro de vocações. A família é o lugar da estabilidade humana e fundamental para vida do mundo e equilíbrio das pessoas. A família, como chamado de Deus é o Santuário da vida”, afirmou.

Padre Ferdinando lembrou também que para descobrir a vocação é preciso ter atitude profunda de fé e também a participação na comunidade, isso como cristão batizado e inserido na igreja e na comunidade. “Vocação é o caminho de amor, de serviço, entrega e doação. A Fé e a comunidade são caminhos inseparáveis para descoberta da vocação”, finalizou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário