sábado, 25 de junho de 2011

Festa da ACIES

Dada a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro da Legião, os legionários se consagrarão, todos os anos individual e coletivamente a Nossa Senhora, no dia 25 de Março ou em outro dia conveniente, nas proximidades desta data, numa cerimônia que tem o nome de Acies.
Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha, designa, com razão, a cerimônia em que os legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal. Contrasta, além disso, com Praesidium, que apresenta a Legião, não em formação de combate, mas espalhada em várias seções, ocupadas cada qual no seu próprio trabalho. 
A Acies é a grande solenidade do ano, a festa central da Legião. Insista-se, pois, com cada legionário, sobre a importantíssima obrigação de a ela assistir. A idéia central, sobre a qual tudo na Legião se sustenta, é o trabalho em união e sob a dependência de Maria, sua Rainha. A Acies é a solene declaração desta união e dependência, a renovação – individual e coletiva – do compromisso de fidelidade da Legião.
ACIES 2009

No ano de 2009 foi realizada a 1ª Festa da Acies em nosso município. Nesse período ainda possuíamos apenas um Praesidium. A festa foi realizada no dia 04 de abril e contou com a participação de 48 legionários ativos e auxiliares.



ACIES 2010
Em 2010 a festa da Acies foi realizada no dia 24 de abril. Neste dia também fizemos a festa de aniversário dos 30 anos de fundação da Legião de Maria em nosso município. A entrada de Nossa Senhora foi organizada pela legionária Andressa emocionou a todos os presentes. A Igreja na penumbra foi iluminada pela entrada da imagem carregada pelo irmão legionário Luiz Fernando, e pelas crianças João Vitor Mulon, Felipe Molina, Pedro Pelisser e Rayani Cordeiro.


O Padre Antonio fez uma homilia emocionante ressaltando a dificuldade enfrentada pelo fundador da Legião de Maria, Valdecir Reggiani. A consagração envolveu 55 legionários ativos e auxiliares. Foram abençoadas e distribuídas Medalhas Milagrosas a todos os presentes.


ACIES 2011
E em 2011 a Festa da Acies foi realizada no dia 19 de março, agora como Curia Nossa Senhora Rainha da Paz. A celebração contou com a presença de centenas de legionários ativos e auxiliares pertencentes aos sete praesidia, incluindo os de Uniflor e Paranacity. Por ser também dia de São José, foi feita a entrada solene do pai adotivo de Jesus. O Magnificat foi cantado e encenado pela legionária Márcia Reggiani e pela grávida Fabiana Moretto. Também foram distribuídas centenas de Medalhas Milagrosas a todos os presentes.




 “Maria é o terror das potestades do inferno. Ela é “terrível como um exército em ordem de batalha” (Ct 6, 9) porque, como Chefe experimentado, sabe dispor do Seu poder, da Sua misericórdia e das Suas orações, para confusão dos Seus inimigos e proveito dos Seus servos” (S. Afonso de Ligório).

Nenhum comentário:

Postar um comentário