sexta-feira, 24 de junho de 2011

Depoimento do Fundador da Legião de Maria em Cruzeiro do Sul


Eu era um menino com menos de 10 anos, quando meu tio Paulo Reggiani e minha tia Silvandira Reggiani que moravam em São Paulo, na Vila Carrão, trouxeram Tesseras e fizeram com que minha avó, meus pais e meus tios fossem membros auxiliares da Legião de Maria.
No início dos anos 60, meu tio Paulo e família mudaram para Cruzeiro do Sul, na Estrada Santa Cruz da vagalume, no sitio dos meus pais. Ele quis fundar a Legião de Maria, mas os marianos não concordaram, mas Deus e Nossa Senhora tinham seus planos. Comecei a cuidar dos grupos jovens no ano de 1973, mas infelizmente os cafezais estavam no fim e os jovens estavam indo embora de nossa cidade. Um jovem muito esforçado chamado João Natalino mudou-se para São Paulo e lá entrou na Legião de Maria. Ele ficou encantado e pelos anos de 78 e 79, ele me mandou algumas Tesseras e Manuais. Em 1980 eu passei num segundo concurso para professor e fui transferido para Floraí onde morei 15 dias na casa do Padre Roberto. Fiz a novena da Medalha Milagrosa e se alcançasse a graça fundaria a Legião de Maria. Todos estavam aqui, meus pais e minha esposa esperando nosso terceiro filho, João Paulo. Imediatamente consegui retornar para Cruzeiro do Sul. Foi difícil mas após uma novena a São José, começamos a Legião dia 26 de abril de 1980, dia de Nossa Senhora do Bom Conselho. A Legião de Maria começou no tempo do Padre José Fernandes, ele não dava apoio nem era contra. Dos Padres que mais deram apoio foi o Padre Polônes Jorge Wortal. Chegamos a ter 70 legionários em 4 Praesidia.
Houve apenas um Padre que não concordou, e pelo desgaste após 20 anos no dia 21 de outubro de 2000 fizemos a última reunião. Não tínhamos local para fazer a reunião, saímos da Sacristia onde hoje é o Santíssimo, fomos para o Salão Paroquial, depois para a sede dos Vicentinos e terminamos na Capelinha Velha do Bosque.
Agora 5 anos mais tarde, fui a casa paroquial onde vi na casa de nosso caríssimo Padre Antonio Carlos da Silva um Manual da Legião de Maria e uma Tessera. Eu disse com tristeza que aqui já houve a Legião de Maria e ele mandou que fosse fundada novamente. Pretendemos começar dia 10 de fevereiro, quinta-feira na Capela do Bosque.
Texto escrito em 8 de fevereiro de 2005 por Valdecir Reggiani (in memorian)

Nenhum comentário:

Postar um comentário