sexta-feira, 24 de junho de 2011

Bosque das Grevíleas - Um Local de Fé

            Era o dia da assunção de Nossa Senhora, que naquele ano caía no dia 19 de agosto de 1990, terceiro domingo do mês. O dia fora todo chuvoso, mais pelas 16 horas o sol saiu. Saiu de uma maneira tão forte que toda a terra ficou amarelada e o sol ficará verde, azul, branco e amarelo. Algumas pessoas comentavam “vai chover novamente”. Depois de alguns minutos tudo voltou ao normal.
            A noite na reunião da Legião de Maria os jovens comentaram. Um deles disse: “Se for Nossa Senhora no dia 08 de setembro Ela vai dar esse sinal novamente”. No dia 22 de agosto, festa de Nossa Senhora Rainha, na casa de minha mãe, pelas 3 horas da tarde, enquanto eu ouvia a novena das quartas-feiras, pela Rádio Aparecida, alguma coisa me dizia que o local escolhido por Maria para realizar os seus sinais era o pequeno bosque de grevíleas em frente a Escola de primeiro grau.
            No dia 08 de setembro de 1990 que caiu no sábado, pela manhã fomos em três legionários no bosque, mas o sol não deu sinal. A tarde pela 5 horas, alguma coisa me levou ao bosque, então vi sozinho um esplêndido sinal no sol, no dia da natividade de Nossa Senhora. No dia das dores de Nossa Senhora, 15 de setembro, fomos a tarde no bosque e vimos de novo o sinal no sol. Combinamos então com os legionários que no dia 29 de setembro de 1990, dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, nós iríamos todos ao bosque a tarde para ver o sinal. Seria um sábado. Resultado: Choveu o dia todo. As 4 horas da tarde o sol saiu. Pelas 5 horas da tarde estávamos em 15 legionários em círculo rezando o rosário completo. Não terminamos. Houve um sinal tão forte que nunca esquecemos. Os moços (não havia nenhuma mulher) ficaram arrepiados. Num dado momento vimos 3 sóis; 1 amarelo com raios vermelhos; 1 verde com raios roxo e 1 azul com raios laranja. Intuímos que era algo referente a Santíssima Trindade. Coincidência ou não, naquela hora devíamos estar na igreja em uma reunião com o Bispo, que estava em visita pastoral, mas o Bispo adoeceu e por isso a reunião foi cancelada.
            Depois deste fato, os legionários não guardariam mais segredo, e no domingo, 07 de outubro, dia de Nossa Senhora do Rosário, convidamos as senhoras do Apostolado da Oração para ir no bosque rezar. Pelas 4 da tarde, horário de verão, começamos o terço, mas depois de poucos mistérios, o sol ficou azul e começou a “dançar” no céu. As mulheres entraram em comoção e começou um grande pranto. Eram mais de 100 pessoas entre homens, mulheres e crianças. No dia 12 de outubro, uma multidão de gente foi ao bosque, mas não houve sinais. Era festa de Nossa Senhora Aparecida. Mas no dia seguinte, dia 13, o sol deu sinal a tarde e a cidade inteira presenciou, crentes e descrentes.
          O dia 13 de novembro de 1990 marcou o primeiro dia que 5 ou 6 árvores minaram água pelos troncos, o que foi descoberto por crianças. Desde daquela época o povo já acostumou a visitar o bosque nos dias 13 pela tarde. As primeiras cidades que aqui vieram foram Paranacity, Atalaia, Colorado, Uniflor, Alto Paraná, Mandaguaçú, Paranavaí, Maringá, Nova Esperança e Sarandi. Hoje vários estados brasileiros já nos visitaram e a quantidade de cidades passaram de duzentas.
            Os sacerdotes da região logo mantiveram prudência, nunca proibiram o povo de ir lá para rezar, mas pediam que não acreditassem que aqueles sinais fossem milagres, pois a ciência, poderia um dia explicar todos os fenômenos. No entanto, o povo sempre aumentava cada vez mais.
            No início usava-se colocar uma imagem de Nossa Senhora das Graças, mas por ser nos dia 13, passou-se a colocar a imagem grande de Nossa Senhora de Fátima, que hoje está na Igreja Matriz. Muitas vezes e muitas pessoas viram a imagem mudar de cor, ficando nas cores dourada, azul e cor de rosa, seu rosto se escurecia, as vezes as crianças viam um coração na imagem, mas ela não tem coração esculpido.
            O altar e a capelinha do bosque foram construídos em 2001 com auxílio de muitas pessoas. Os bancos foram doados pela irmã Sueli de Maringá. A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi doada pela família Baroni.
            Nas grandes solenidades sentia-se um perfume suavíssimo que não tem explicação, cheiro de rosas.
            Muitas árvores minam e os sinais do sol são esplêndidos, deixando o povo admirado. Entretanto, nada disso é o principal do Bosque, mas sim a oração, a conversão, a mudança de vida e a experiência de que as coisas espirituais valem mais que as materiais e, despertar a  solidariedade.
            Neste bosque não se anuncia mensagens catastróficas, mas de esperança que o terceiro milênio será a era do triunfo do Imaculado Coração de Maria, do reinado do Coração de Jesus e da civilização do amor.
            Tem causado muitas polêmicas não as aparições e nem os fenômenos, pois muitos acreditam outros não. Outros atribuem a causas desconhecidas que a parapsicologia ou outras a ciência pode explicar.
            O que mais tem causado polêmicas são profecias e mensagens que não se realizaram ou que demoram a se cumprir. Ora Deus é o Senhor do tempo e Ele não mede o tempo como nós lemos na Bíblia que ele disse: “eis que eu volto em breve”. Já se passaram mais de 2.000 anos. Podemos então deduzir que o “breve” de Jesus é diferente do nosso, e “o agora” de Deus é diferente do nosso.
            Talvez quanto as profecias possamos nos confrontar com o Profeta mais polêmico da Bíblia Jonas. Ele desobedeceu terminantemente a Deus, fugiu e no navio foi lançado ao mar devido a tempestade. Foi engolido por um peixe, ficou 3 dias em seu ventre e foi lançado novamente, são e salvo na praia. Foi a Ninive onde profetizou “dentro de 40 dias Ninive será destruída”. Essa profecia jamais se cumpriu. Por que? O povo acreditou e fez penitência e Deus retirou o castigo. Ele ficou inclusive revoltado e magoado. Queria ver Ninive destruída.
            Atualmente é realizado no o encontro da “Legião de Maria” e todo dia 13 de cada mês, é celebrada uma missa de Ação de Graças. Ainda hoje, muitos fiéis se encontram no Bosque para orações e meditações.

Os fiéis cruzeirenses agradecem o empenho e dedicação do irmão Valdecir Reggiani, o qual teve sua vida repleta de fé e amor. Foi um dos responsáveis pela existência do Bosque da Grevíleas.
Texto e imagens do local disponível no link de notícias – História do Bosque da Santa - Site Oficial da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul: http://www.cruzeirodosul.pr.gov.br

Um comentário:

  1. Estive nesse lugar no dia 19 de agosto de 1990 pude ver o sol na cor azul com as bordas douradas naquela tarde de cor bem amarela.volrei nesse lugar em abril de 2021.esta um pouco diferente porque cortaram as árvores?

    ResponderExcluir