sexta-feira, 21 de junho de 2013

Nossa Senhora Rainha da Paz


A pequena cidade de Medjugorje pronuncia-se Mediugórie, da antiga Iugoslávia, hoje Bósnia-Herzegovina, está situada entre montanhas rochosas. A população é formada por famílias de camponeses humildes de tradição católica, cuja vida social está toda ligada às atividades paroquiais. O lugar ganhou expressão mundial a partir de 1981, quando começaram as mais intensas e longas aparições da Virgem Maria, da história da Igreja Católica. 

No dia 24 de março desse ano, as jovens Ivanka, com quinze anos e Miriana, com dezesseis, caminhavam para suas casas, após o habitual passeio ao entardecer. A certa altura Ivanka olhou para trás, seguida pelo olhar da amiga, e viu o vulto de uma mulher em pé numa nuvem, flutuando sobre um arbusto, não muito distante. Assustadas desceram correndo a montanha aos gritos de "é a Gospa", que no idioma local quer dizer Nossa Senhora. 

No dia seguinte, 25 de junho, Ivanka e Miriana voltaram ao local, seguidas por Jacó, com dez anos, Maria, com dezesseis anos, Ivan, com quinze anos e Vicka, com dezessete anos, e todos que presenciaram a aparição de Nossa Senhora. Ela disse à Miriana, dez segredos sobre futuros eventos e a autorizou entregá-los ao Padre Petar, com cinqüenta anos, para serem revelados com antecedência de três dias. Em seguida deixou a primeira mensagem ao mundo: voltar a Deus através da conversão, fé, oração, jejum, reconciliação e, sobretudo através da vida sacramental. 

No terceiro dia da aparição consecutiva, 26 de junho, a Virgem Santíssima surgiu chorando e repetindo: "Paz, paz, paz; entre Deus e a humanidade precisa haver paz novamente!". A Mãe ressaltou: "Se não houver a conversão, esperem sofrimento no futuro, porque a Humanidade está preparando sua própria tragédia". Por esta razão recebeu o título de "Rainha da Paz". Neste dia além dos seis jovens havia cerca de duas mil pessoas. 

As aparições continuaram diariamente na mesma hora, porém, além dos seis videntes, outros devotos e peregrinos viram a Santíssima Virgem. Uma vez, a aparição se deu na igreja da paróquia, na presença do sacerdote e vários fiéis. Depois, ocorreu na Montanha da Cruz, onde ficou cerca de meia hora, sendo vista por todos os presentes. No local, hoje existe uma grande escultura da imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz. Existem registros da aparição de um sinal no céu em letras douradas formando a palavra MIR, que naquele dialeto significa PAZ.

Medjugorje começou a receber muitos romeiros de outras fronteiras. O país, na época vivia sob o regime comunista e as autoridades civis ficaram alarmadas. Tentaram impedir as manifestações de fé da população, mas sem sucesso. Até porque a maioria das pessoas assistiu manifestações de sinais no sol, na lua e nas estrelas, alguns apesar da chuva e da roupa comum, não se molharam. Além de constantes curas e conversões de milhares de incrédulos que foram apenas acompanhando as romarias.

Nossa Senhora de Medjugorje ou Rainha da Paz foi descrita por todos os videntes como uma jovem mulher de estatura mediana, semblante sereno, olhos azuis, pele branca e rosada, cabelos negros cobertos com um véu branco, seu vestido em geral é cinza claro, acima da cabeça tem doze estrelas e seus pés estão sobre uma nuvem. Mais de duas décadas depois, a Virgem continua aparecendo diariamente, ratificando a urgência da conversão, para que reine a paz no planeta. Atualmente as mensagens são recebidas no dia 25 de cada mês e veiculas pelos modernos meios de comunicação. 

A comunidade científica enviou a Medjugorje modernos aparelhos nucleares e não encontraram evidências materiais que explicassem as incidências constatadas. O Vaticano também está presente com várias Comissões de Bispos com a tarefa seguir e registrar a evolução dos acontecimentos.

Oração a Nossa Senhora Rainha da Paz

Ó, Maria, doce Mãe de Jesus Cristo, o, Príncipe da Paz, eis a vossos pés vossos filhos tristes, perturbados e cheios de confusão, pois afastou-se de nós a paz por causa dos nossos pecados. Intercedei por nós para que gozemos a paz com Deus e com nosso próximo, por vosso Filho Jesus Cristo Ninguém pode dá-la, senão este Jesus que recebemos de vossas mãos. Quando nasceu em Belém, os anjos nos anunciaram a paz e quando Ele abandonou o mundo, no-!a prometeu e deixou-a como Sua herança. Vós, o, Bendita, que trazeis sobre os vossos braços o Príncipe da Paz, mostrai-nos este Jesus e deitai-o em nosso coração. Ó, Rainha da Paz, estabelecei entre nós o vosso reino e reinai com vosso Filho no meio do vosso povo que, cheio de confiança, se recomenda à vossa proteção. Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio, expulsai de nós o espírito de inveja, de maldição e de discórdia. Fazei-nos humildes na fortuna, fortes em paciência e em caridade nos sofrimentos, firmes e confiantes na Divina Providência. Abençoai-nos dirigindo os nossos passos no caminho da paz, da união e da mútua caridade, para que, formando aqui a vossa família, possamos no céu bendizer-vos e a vosso divino Filho por toda a eternidade. Assim seja.


(Rezar 3 vezes a Ave-Maria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário