terça-feira, 11 de junho de 2013

Culto especial a Nossa Senhora



Dedique um local especial para Nossa Senhora em sua residência ou propriedade.

O católico não adora Nossa Senhora, mas presta-lhe um culto especial
O católico adora somente a Deus. Todos os tipos de cultos que podem existir estão infinitamente abaixo da adoração (latria), devida única e exclusivamente a Deus. A Jesus Cristo, por ser verdadeiro Deus e verdadeiro homem, tributa-se o culto de adoração. Assim, os Reis Magos O adoraram.
Aos santos devemos simplesmente veneração (dulia), pela alta virtude de que deram provas. Dentre os santos, considera-se geralmente São José como sendo o primeiro deles, pela excelência de suas virtudes e pelo fato insigne de ser o Pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo e o Esposo castíssimo da Virgem Santíssima. Assim, a veneração (dulia) que se presta a ele é como sendo o primeiro (proto); de onde o culto a São José ser designado de protodulia.
A Nossa Senhora prestamos um culto diferente — acima dos santos, embora, evidentemente, abaixo de Deus — que vai além (hiper) da dulia, por isso chamado na Teologia dehiperdulia. Ou seja, é a própria veneração, mas elevada a um grau tão excelso, que forma um culto à parte, único e admirável. Tal culto a Nossa Senhora é superior à especial veneração que se deve a São José e está incomensuravelmente (não infinitamente) acima da veneração aos demais santos. Isso devido ao fato de Ela ser a Mãe de Deus, e também por sua excelsa santidade, que sobrepuja imensamente a de todos os anjos e santos, a ponto de ter sido chamada pelo Arcanjo Gabriel, embaixador do Deus altíssimo, “cheia de graça” (Lc 1, 28).
Assim sendo, é louvável a atitude dos fiéis quando mandam fazer ou rezam an­te uma imagem de Nossa Senhora. Tal imagem é uma representação que nos ajuda a lembrar-nos dEla, amá-La e invocá-La. O mesmo se passa quando guardamos uma pintura, fotografia ou escultura de nossos pais ou parentes. Temos gosto em vê-las, recordando as pessoas. Acusar alguém de “adorar” uma fotografia de sua mãe, só porque a osculou, seria agir de modo protuberante contra o bom senso. O mesmo acontece com uma imagem de madeira ou gesso representando Nossa Senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário