sábado, 8 de junho de 2013

Entronização do Sagrado Coração de Jesus


A atividade apostólica da difusão da Entronização do Sagrado Coração nas famílias oferece uma forma de aproximação especialmente favorável, como poderá verificar-se, para entrar em contato com as famílias e com elas criar amizade.

Os ideais e métodos que devem caracterizar contatos desta natureza são tratados no capítulo 39 – Principais diretrizes do Apostolado Legionário. Ali se insiste suficientemente que, dentro do possível, não devemos deixar de visitar qualquer família, e que, em todas elas, devemos esforçar-nos, com dedicação e perseverança, por levar cada uma das pessoas, jovens e adultos, sem exceção, a subir ao menos um degrau na vida espiritual.

Os legionários designados para este trabalho podem aplicar a si próprios inteiramente as doze Promessas do Coração de Jesus. A décima diz-lhes respeito, de modo particular, quando atuam como representantes do sacerdote: “Darei aos sacerdotes a graça de tocar os corações mais endurecidos”. Animados especialmente por este pensamento, os legionários atacarão com inabalável confiança os casos que todos consideram “desesperados”.

As visitas, no intento de entronizar o Sagrado Coração de Jesus nas famílias, constituem a mais frutuosa apresentação dos legionários, visto manifestarem, desde o início, uma piedade simples e desafetada, e facilitarem o conhecimento mútuo, as visitas freqüentes e o progresso do apostolado legionário.

Sendo a missão de Maria estabelecer o reinado de Jesus nos corações, existe uma singular conveniência em que a Legião propague com ardor a Entronização, apostolado que atrairá sobre ela especiais graças do Espírito Santo.

“Amar a família significa saber estimar os seus valores e possibilidades, promovendo-os sempre. Amar a família significa descobrir os perigos e os males que a ameaçam, para poder superá-los. Amar a família significa empenhar-se em criar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento. E, por fim, forma eminente de amor à família cristã de hoje, muitas vezes tentada pelo desânimo e angustiada por crescentes dificuldades, é dar-lhe novamente razões de confiança em si mesma, nas riquezas próprias que lhe advêm da natureza e da graça, e na missão que Deus lhe confiou. “É necessário que as famílias do nosso tempo tomem novamente altura! É necessário que sigam a Cristo.” (AAS 72).” (FC 86)

Fonte: Manual da Legião de Maria, pág. 231

O que devo fazer para Entronizar em minha 
casa o Sagrado Coração de Jesus?
  1. Procure informar-se sobre a Entronização: o que é, e como é importante fazê-la.
  2. É bom ter um sacerdote a presidir à cerimónia, mas isso não é essencial para se obterem as indulgências. Havendo um forte motivo para tal, pode ser o pai ou outra pessoa da família a presidir e a conduzir as orações.
  3. Sempre que possível, na manhã desse dia, não deixe de oferecer o Santo Sacrifício da Missa pelo Reinado do Sagrado Coração de Jesus no seu lar, e como ato de amor e Reparação ao Coração Sacratíssimo do nosso Salvador. Toda a família deve também fazer os possíveis por receber a Sagrada Comunhão, nessa ou noutra Missa.
  4. Arranje um quadro (ou imagem) do Sagrado Coração de Jesus – o mais belo que encontrar. Se já possui um em sua casa, então use esse quadro.
  5. Por baixo do lugar de honra escolhido, prepare o “trono” ou o “altar” reservado ao Coração de Jesus: uma mesa (ou uma prateleira de fogão ou uma simples prateleira) coberta com um paninho branco, bordado, e enfeitado com a beleza de flores e velas. Antes da cerimônia da Entronização, coloque perto do “trono” uma mesinha: aí terá água benta e o quadro ou imagem a ser entronizado(a). 
  6. Convide parentes e amigos para a cerimônia – começará assim a ser um “apóstolo do Sagrado Coração”. Faça uma festa de família depois da cerimônia, tendo um mimo especial para as crianças que, evidentemente, devem estar presentes à Entronização, mesmo as mais pequeninas. 
  7. Faça deste dia um dos acontecimentos mais importantes da sua vida familiar – algo que mereça ser relembrado. Quanto maior for a solenidade, melhor.
Nota: Não há maneira mais apropriada de um jovem casal começar a sua nova vida em comum do que com a Entronização do Sagrado Coração de Jesus no seu novo lar.

Preparar a Entronização

Para a cerimônia da Entronização deve escolher-se um dia de especial significado para a família – o aniversário de casamento, por exemplo –, uma festa litúrgica apropriada, ou um dia em que o sacerdote possa estar presente, quando possível.

Quanto melhor e mais seriamente for preparada a Entronização, maiores serão as bênçãos que dela advirão sobre a  família. A preparação pode prolongar-se por três dias (um tríduo) ou por nove dias (uma novena), e poderá consistir na recitação da Ladainha do Sagrado Coração de Jesus logo após a seguinte oração preparatória:

Oração

Ó Divino Coração de Jesus, Vinde habitar conosco! Nós Vos amamos! Visitai a nossa casa, como um dia Vos viestes fazer aos Vossos amigos em Caná, na Betânia, e à casa de Zaqueu, o publicano. Nós queremos entregar ao Vosso cuidado a nossa família, e levá-la a uma íntima união Convosco, ó Sagrado Coração de Jesus, que Sois o nosso Amigo mais fiel. Nunca ninguém nos amou tanto como Vós nos amastes. E nós queremos amar-Vos por aqueles que não Vos amam, pois Vós sois o nosso Deus e o nosso Salvador. Sois também o Nosso Senhor e o Nosso Rei. Por muito numerosos que sejam os que desdenham da Vossa Realeza, nós queremos atraí-La a nós: que Ela desça sobre a nossa família. Tomai como propriedade Vossa este lar, onde havemos de conservar um trono, como lugar de honra para Vós.

Fazei com que o dia da Entronização seja, tanto para a nossa família como para Vós, um dia de grande alegria; e que seja para nós o começo de uma vida toda ela em verdadeira submissão à Vossa vontade e em íntima união Convosco. Que todos os nossos pensamentos e acções estejam em harmonia com a Vossa Santa Lei. Queremos pôr de parte o nosso amor próprio desordenado e amar o nosso próximo como Vós nos amastes e continuais a amar-nos.

Vivemos num mundo que se tornou, na sua maior parte, outra vez pagão e que já não Vos conhece, ó Divino Coração de Jesus; por isso suplicamos da Vossa benévola presença que nos concedais a caridade dos primeiros Cristãos, dos Apóstolos e dos Mártires. Concedei que, por intermédio desta família que deseja pertencer-Vos totalmente, outras mais possam ter parte na Vossa caridade e que assim, de família em família, todo o mundo se submeta à Vossa Realeza.

Ó Coração Imaculado de Maria, modelo perfeito de fidelidade a Nosso Senhor e de união com Ele, alargai e fortalecei nos nossos corações e nas nossas famílias o reino da Caridade, o Reinado do Sagrado Coração de Jesus. Amém. 

Fonte: http://www.fatima.org/port/essentials/whatucando/otherdevotions/home.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário