sábado, 18 de maio de 2013

Ano da Fé: Creio no Espírito Santo

Crer no Espírito Santo é professar que Ele é uma das Pessoas da Santíssima Trindade, é da mesma natureza que o Pai e o Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Desde o início até quando Deus envia o seu Filho, envia sempre seu Espírito: a missão de Jesus e do Espírito Santo é conjunta e inseparável. Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo.
Ele é o Cristo (o ungido) desde a sua encarnação. Com a subida de Jesus ao céu, Ele derrama o Espírito Santo sobre os apóstolos e a Igreja. O Espírito Santo constrói, anima e santifica a Igreja.

A Igreja é o lugar onde conhecemos e experimentamos a ação do Espírito Santo: nas Escrituras que Ele inspirou; na Tradição, da qual os Padres (pais na fé) da Igreja são testemunhas; no Magistério (papas e bispos), ao qual Ele assiste; nos Sacramentos, onde Ele nos coloca em comunhão com Cristo; na Oração, na qual Ele intercede por nós; nos Carismas e Ministérios, pelos quais a Igreja é edificada; nos sinais de Vida Apostólica e Missionária; no Testemunho dos Santos, no qual o Espírito manifesta sua santidade e continua a obra da salvação. A Igreja é o Templo do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário