quarta-feira, 25 de abril de 2012

Legião de Maria – 32 anos de história

Quando o Sr. Valdecir Reggiani tinha 10 anos, seus tios Paulo e Silvandira Reggiani que moravam em São Paulo, trouxeram Tesseras e fizeram com que sua avó, pais e tios fossem membros auxiliares da Legião de Maria.
No início dos anos 60, seu tio Paulo e família mudaram para Cruzeiro do Sul. Ele tentou fundar a Legião de Maria, naquela época não foi possível, mas Deus e Nossa Senhora tinham outros planos. O Sr. Valdecir começou a cuidar dos grupos jovens no ano de 1973, mas infelizmente os cafezais estavam no fim e os jovens estavam indo embora de nossa cidade. Um jovem muito esforçado chamado João Natalino mudou-se para São Paulo e lá entrou na Legião de Maria. Ele ficou encantado e pelos anos de 78 e 79, mandou algumas Tesseras e Manuais.
Em 1980 o Sr. Valdecir passou num segundo concurso para professor e foi transferido para Floraí onde morou 15 dias na casa do Padre Roberto. Ele fez a novena da Medalha Milagrosa e se alcançasse a graça fundaria a Legião de Maria. Todos estavam aqui, seus pais e sua esposa esperando o terceiro filho, João Paulo. Imediatamente conseguiu retornar para Cruzeiro do Sul. Foi difícil mas após uma novena a São José, a Legião de Maria teve início no dia 26 de abril de 1980, dia de Nossa Senhora do Bom Conselho.
O primeiro Praesidium fundado foi o Medianeira de Todas as Graças no dia 26 de abril de 1980, sábado às 18:00 horas, na Sacristia da Igreja Matriz. Os primeiros membros foram: Valdecir Reggiani, Manoel João da Silva, José Pedro Viana, Antonio Pedro Viana, Gonçalo de Lima Neves, Joaquim de Lima Neves, José Olívio da Silva e Anésio Foltran.
No ano de 1987 funcionavam os Praesidia Imaculado Coração de Maria com 23 membros com reunião aos sábados às 20:00 h e Nossa Senhora do Rosário 24 membros com reunião aos domingos às 20:00 h. Não encontramos registro do Praesidium Medianeira de Todas as Graças. No dia 03 de julho de 1988 as reuniões passaram a ser realizadas na sede dos vicentinos.




No ano de 1989 estavam ativos os Praesidia Medianeira de Todas as Graças com 12 membros, Praesidium Imaculado Coração de Maria com 12 membros e Nossa Senhora do Rosário com 15 membros.
Houve apenas um Padre que não concordou, e pelo desgaste após 20 anos no dia 21 de outubro de 2000 foi realizada a última reunião. Não tínhamos local para fazer a reunião, saímos da Sacristia onde hoje é o Santíssimo, fomos para o Salão Paroquial, depois para a sede dos Vicentinos e terminamos na Capelinha Velha do Bosque.
Após 5 anos, recebemos uma grande benção, a chegada do nosso caríssimo Padre Antonio Carlos da Silva que permitiu que a Legião voltasse a trabalhar ativamente. As reuniões foram recomeçadas no dia 10 de fevereiro de 2005, quinta-feira na Capela do Bosque.
Após o falecimento do Sr. Valdecir em dezembro de 2007, todos os legionários ficaram muito tristes, mas juntos decidiram que a Legião de Maria não iria novamente acabar, juntamente com todo o trabalho desenvolvido por ele na comunidade.
No início do mês de fevereiro de 2008, os legionários decidiram se reunir como de costume, e após algumas reuniões foram eleitos os novos oficiais para o Praesidium Rainha de Todos os Santos, sendo:- Presidente: Mirian Marion Roeles, Vice-Presidente: Dirceu Vicente, Tesoureiro: Aparecido de Souza e Secretária: Suzana Ornelas de Oliveira.
No final do ano de 2009, entramos em contato com o Comitium Nossa Senhora do Carmo de Arapongas. No dia 23 de janeiro de 2010 participamos da primeira reunião com o novo Comitium. Nessa reunião nos foi solicitado pelo presidente do Comitium, Sr. Antonio Sastre a divisão do nosso grupo, que contava com 19 membros ativos, com o objetivo de futuramente fundarmos uma Curia em Cruzeiro do Sul.
Foram recrutados novos membros e o grupo se dividiu em mais três: Praesidium Rainha de Todos os Santos, Rainha dos Apóstolos e Medianeira de Todas as Graças.
No dia 13 de março de 2010 um grande sonho do irmão Valdecir foi concretizado. Nossa humilde capelinha que acolhe a Legião de Maria foi presenteada como o Sacrário que foi abençoado neste mesmo dia. A partir desse momento Jesus passou a fazer morada neste campo santo para sempre.
No dia 30 de abril de 2010 fundamos o 4º Praesidium com o título de Nossa Senhora do Rosário.
No dia 25 de julho de 2010 reuniram os legionários para a formação da Cúria em nosso município. Estiveram presentes além dos legionários de Cruzeiro do Sul, 28 legionários pertencentes ao Comitium Mater de Arapongas. O dia de oração foi conduzido pelo Presidente do Comitium, Sr. Antonio Sastre e pelo Diretor Espiritual Pe. Antonio Carlos da Silva. A Cúria recebeu o nome de Nossa Senhora Rainha da Paz.




No dia 29 de julho de 2010 oficializamos o primeiro Praesidium de Uniflor intitulado Imaculada Conceição.
Após um não e três meses rezando o terço radiado para toda a cidade, foi estruturado o Praesidium Juvenil Nossa Senhora das Graças. A primeira reunião foi realizada no dia 16 de agosto de 2010 às 18:00 h no térreo da torre da Igreja Matriz de Cruzeiro do Sul, com a participação de 08 jovens.
No dia 25 de agosto de 2010, o Praesidium Imaculada Conceição de Uniflor se dividiu dando vida a um novo grupo, o Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Em 14 de setembro de 2010 foi fundado o Praesidium Nossa Senhora do Carmo na Capela Sagrado Coração de Jesus na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Paranacity. Em 03 de setembro de 2011 foi oficializado o Praesidium Juvenil Nossa Senhora de Fátima com a participação de 07 jovens da comunidade de Cruzeiro do Sul. E no dia 04 de abril de 2012, o novo Praesidium na Capela  São Vicente de Paulo de Paranacity.
Atualmente a Cúria Nossa Senhora Rainha da Paz conta com 10 Praesidium e aproximadamente 90 legionários ativos e 110 auxiliares.
Agradecemos a todos que nesses 32 anos de luta nos ajudaram a caminhar. Que Maria os abençoe.
Nada é por acaso, tudo é providência Divina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário