segunda-feira, 2 de abril de 2012

Adoração ao Santíssimo Sacramento - Contemplando as Sete Dores de Nossa Senhora


A Legião de Maria de Cruzeiro do Sul convida a todos para participarem da Adoração ao Santíssimo Sacramento na noite da vigília (de Quinta para Sexta-feira Santa), das 00:00 às 01:00h, onde meditaremos as setes dores de Nossa Senhora.

“Na anunciação, Maria dá no seu seio a natureza humana ao filho de Deus; aos pés da Cruz, em João, recebe no seu coração toda a humanidade. Mãe de Deus desde o primeiro instante da encarnação, ela torna-se mãe dos homens nos últimos momentos da vida do Filho, Jesus” (João Paulo II)


Adoração ao Santíssimo Sacramento - Contemplando as Sete Dores de Nossa Senhora


Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Amém!

Este é um momento de reflexão, de confidência com Deus que está presente em nosso meio. É momento de estarmos com Jesus Cristo, vivo e presente na Eucaristia, permitindo que Ele penetre fundo em nosso coração e em nossa vida. Para isso nos reunimos em nome da Santíssima Trindade.

Ó Jesus Crucificado que com infinito amor quisestes sacrificar a vida pela nossa salvação, aqui viemos para vos agradecer tão grande bondade, mediante nossa entrega, arrependimento e conversão.

Cântico: Tão sublime Sacramento, adoremos neste altar, Pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar.
Venha a fé por suplemento os sentidos completar.
Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador.
Ao Deus Uno, e Trino demos a alegria do louvor. Amém!

Na Semana Santa temos a oportunidade de refletir e viver os mistérios da redenção, dos quais Nossa Senhora esteve sempre próxima, experimentando, a Imaculada, aflitivas dores, magnificadas no acontecimento do calvário. À Maria, sofrendo na presença de Jesus crucificado, e por todas as suas dores, pode se aplicar a exclamação trazida de sofrimento do livro das lamentações: “A quem te comparar, ó virgem filha de Sião? É imensa, como o mar, tua aflição.

Cântico:  Imaculada Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus! Imaculada Maria do povo, mãe dos aflitos que estão junto a cruz!
a) Um coração que era sim para a vida, um coração que era sim para o irmão. Um coração que era sim para Deus, Reino de Deus renovando esse chão.

Dirigente: Meditemos as Sete Dores de Nossa Senhora:

1ª Dor: “Quanto a ti, uma espada de dor transpassará a tua alma” (Lc 2,35)
Senhor, ao ouvir a profecia de Simeão, admiramos a fé serena e a fortaleza de Maria, nascidas da consciência do sentido de suas dores. Concedei a todos nós, a sabedoria e a coragem, para sabermos enfrentar os sofrimentos do mundo de hoje.
1 Pai-Nosso / 07 Ave-Marias, Glória ao Pai e a jaculatória: Maria, minha mãe, fazei que meu coração acompanhe vossas dores na morte de Jesus.

Cântico: A Ti meu Deus, elevo meu coração,
Elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz.
A Ti meu Deus, eu quero oferecer meus passos
E meu viver, meus caminhos, meus sofrer.
A Tua ternura Senhor, vem me abraçar.
E a Tua bondade infinita me perdoar.

Vou ser o Teu seguidor, e Te dar o meu coração Eu quero sentir o calor de Tuas mãos.
A Ti, meu Deus, que és bom e que tens amor,
Ao pobre, ao sofredor, vou servir e esperar.
Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão,
Cantando a nova canção de esperança e de paz.

2ª Dor: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito” (MT 2,13)
A defesa da vida de Jesus, ameaçada por Herodes, obriga Maria e José a fugirem para o Egito com o menino. Nós te pedimos, ó Maria, que intercedas por nós, para que os sofrimentos do dia a dia, não nos façam desistir de lutar por um mundo mais justo e fraterno, buscando com fidelidade e coragem, a defesa da vida.
1 Pai-Nosso / 07 Ave-Marias, Glória ao Pai e a jaculatória: Maria, minha mãe, fazei que meu coração acompanhe vossas dores na morte de Jesus.

Cântico: Me chamaste para caminhar na vida contigo, decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás.
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de Ti.
Te amarei, Senhor (bis),  eu só encontro
a paz e a alegria bem perto de Ti (2x)
Eu pensei muitas vezes parar e não dar nem resposta. Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti, mas Tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido. É difícil agora viver sem saudades de Ti.
Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário,
pois conheces a minha fraqueza e o meu coração.
Vem ensina-me a viver a vida na Tua presença,
no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

3ª Dor: “...quando voltaram, o menino Jesus ficou em Jerusalém” (Lc 2,42)
Contemplando o sofrimento de Maria quando perde Jesus no templo, nos unimos a ela, para estarmos em comunhão com tantas famílias que sofrem a perda de seus filhos.
Concedei-nos Maria, a graça de ir ao encontro dos que se perdem, na busca do sentido da vida.
1 Pai-Nosso / 07 Ave-Marias, Glória ao Pai e a jaculatória: Maria, minha mãe, fazei que meu coração acompanhe vossas dores na morte de Jesus.

Cântico: Quem nos separará? Quem vai nos separar?Do amor de Cristo, quem nos separará?
Se Ele é por nós, quem será, quem será contra nós?Quem vai nos separar do amor de Cristo, quem será?
a) Nem a angústia, nem a fome, nem os erros do meu irmão; Perigo ou espada, nem toda tribulação!

4ª Dor: “Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres” (Lc 23,27)
Maria encontra Jesus e o segue até o Calvário. Acompanhemos a dor das mães que com seus filhos carregam a cruz das injustiças sociais que desrespeitam a vida humana.
Ó Maria, tu que encorajas as mães a não abandonar seus filhos em nenhum momento, sobretudo na dor, ensinai-nos a ser solidários com os fracos e desamparados.
1 Pai-Nosso / 07 Ave-Marias, Glória ao Pai e a jaculatória: Maria, minha mãe, fazei que meu coração acompanhe vossas dores na morte de Jesus.

Cântico: Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás. Contigo pelo caminho, Santa Maria vai.
Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem. Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem.
Se pelo mundo os homens, sem conhecer-se vão, não negues nunca a tua mão a quem te encontrar.
Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudar luta por um mundo novo de unidade e paz.
Se parecer tua vida inútil caminhar, lembra que abres caminho, outros te seguirão.
5ª Dor: “Junto à cruz de Jesus estava de pé sua mãe” (Jô 19,25)
Maria, de pé, não abandona Jesus. Mantém-se firme ao seu lado, e também hoje não abandona seus filhos. Continua conosco, sob a cruz dos crucificados deste mundo. Contigo Maria, queremos estar junto de nossos irmãos. Ajudai-nos a ser uma presença que conforte e anime.
1 Pai-Nosso / 07 Ave-Marias, Glória ao Pai e a jaculatória: Maria, minha mãe, fazei que meu coração acompanhe vossas dores na morte de Jesus.

Cântico:  A morrer crucificado/ Teu JESUS é condenado/ Por teus crimes, pecador/ Por teus crimes, pecador.
Pela Virgem dolorosa/ Vossa MÃE tão piedosa/ Perdoai ó meu JESUS/ perdoai ó meu JESUS

6ª Dor: “Jesus é descido da cruz...” (Lc 23,53)
Intensa foi a dor de Maria ao acolher em seus braços o filho morto. Em nossos dias, muitas mães sofrem com seus filhos, vitimas da violência e discriminação social.
Deus da vida, iluminai-nos e fortalecei-nos para que não percamos a esperança de transformar as estruturas humanas de nosso mundo.
1 Pai-Nosso / 07 Ave-Marias, Glória ao Pai e a jaculatória: Maria, minha mãe, fazei que meu coração acompanhe vossas dores na morte de Jesus.

Cântico: Ninguém te ama como eu, ninguém te ama como eu./ Olha pra cruz esta é a minha grande prova./ Ninguém te ama como eu, ninguém te ama como eu./ Olhe pra cruz, foi por ti, porque te amo, ninguém te ama como eu.

7ª Dor: “...Jesus foi envolvido em um lençol e depositado em um túmulo cavado na rocha” (Lc 23,53)
Maria mãe querida, quanta dor sofrestes ao ver seu Filho sepultado. Soubestes recolher-se em silêncio, e aguardar a resposta de Deus. Ensinai-nos ó mãe, a conservar a serenidade e a esperança, quando nada parece ter sentido.
1 Pai-Nosso / 07 Ave-Marias, Glória ao Pai e a jaculatória: Maria, minha mãe, fazei que meu coração acompanhe vossas dores na morte de Jesus.

Salve Rainha, mãe da misericórdia...

Maria, Mãe da Santa Esperança, que estás sempre conosco, como sempre estivestes com Jesus, durante toda sua Vida, Paixão, Morte e Ressurreição, intercedei por nós junto à Santíssima Trindade, para que experimentemos sua consolação, nesta e na outra vida. Amém !


Palavra de Deus


Do Evangelho segundo S. Mateus (Mt 26,36-46)
Então Jesus foi com eles para um lugar chamado Gestsêmani. E disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto Eu vou até ali para rezar. Jesus levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, e começou a ficar triste e angustiado. Então lhes disse: A minha alma está numa tristeza mortal. Ficai aqui e vigiai comigo. Jesus foi um pouco mais adiante, prostou-se com o rosto por terra e rezou: Pai, se é possível, afasta de mim este cálice. “Contudo, não seja feita a minha vontade, mas a vossa.”
Voltando para junto dos discípulos, Jesus encontrou-os a dormir. Disse a Pedro: Nem sequer pudestes vigiar uma hora comigo? Vigiai e orai, para não cairdes em tentação, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Jesus afastou-se pela segunda vez e rezou: Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que Eu o beba, seja feita a Tua vontade!
Voltou de novo e encontrou os discípulos a dormir, porque os seus olhos estavam pesados de sono. Deixando-os, Jesus afastou-se e rezou pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras.
Então voltou para junto dos discípulos e disse: Agora podeis dormir e descansar. Já se aproxima a hora: o Filho do Homem vai ser entregue ao poder dos pecadores. Levantai-vos! Vamos! Aquele que vai me trair está a chegar.

(De joelhos): Oração: Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus! De joelhos me prosto em Vossa presença e Vos suplico com todo o fervor de minha alma que vos digneis gravar no meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade, verdadeiro arrependimento dos meus pecados e firme propósito de corrigi-los, enquanto vou considerando com vivo afeto e dor as Vossas Cinco Chagas, tendo diante dos olhos aquilo que o profeta Davi já nos fazia dizer, ó bom Jesus: "Transpassaram minhas mãos e meus pés e contaram todos os meus ossos".

Cântico: Glória a Jesus na Hóstia Santa, que se consagra sobre o altar;
E aos nossos olhos se levanta para o Brasil abençoar.
Que o Santo Sacramento, que é o próprio Cristo Jesus, Seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz. (bis)

Rezemos o Terço da Misericórdia
Credo / Pai Nosso / Ave Maria
Nas contas grandes em lugar do Pai-Nosso, rezar:
Eterno Pai, eu vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e Divindade de Vosso Diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos pecados do mundo inteiro.

Nas contas pequenas, em lugar das Ave-Marias:
Dirigente: Pela sua dolorosa paixão
Todos: Tende piedade de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezar 03 vezes:
Deus Santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós, do mundo inteiro e das almas do purgatório.

Ó Sangue e água que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós.


Oração Final


Jesus é muito bom sentir sua presença na Eucaristia, Viva e Real !
Te agradecemos por este  momento de adoração Te agradecemos pelo Dom de nossas vidas !
Te agradecemos por estar sempre conosco!
Te agradecemos por sua entrega na cruz para nos salvar !


Cântico Final


1. Quem é essa que surge formosa,
Como o sol fulgurante na serra.
Como aurora de luz radiosa,
Qual exército em linha de guerra?

É a Virgem, Mãe Legionária,
É Maria, a Rainha dos Céus,
Que nos faz ser a luz missionária.
Para o mundo levar até Deus. (bis)

2. Dai-nos fé que nos faça lutar...
É a Virgem, Mãe Legionária...
3. E um dia no Céu, ó Maria...!
É a Virgem, Mãe Legionária...
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, Para sempre seja louvado. Salve Maria!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário