quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Altar da Assunção de Nossa Senhora
Paróquia São Judas Tadeu - Cruzeiro do Sul - Pr
Em qualquer situação e tempo, devemos ter os olhos em Nossa Senhora, que viveu toda a sua existência movida pela fé. Vemos a fé em Maria de Nazaré, antes do nascimento, durante a vida e depois da morte e ressurreição de Cristo.
No tempo de espera, antes que o Messias nascesse do seu seio virginal, diz-lhe a sua prima Isabel: ”Bem-aventurada tu que creste”. Vemos a confiança e a serenidade da Virgem Maria antes da descoberta da sua vocação. Ela é a Mãe de Deus! É aquela criatura de quem os Livros Sagrados vinham falando desde o começo do Gênesis, aquela que esmagaria a cabeça dos inimigos de Deus e da humanidade, a mulher tantas vezes anunciada pelos profetas.
Maria viveu com o olhar fixado em Deus. Pôs toda a sua confiança no Altíssimo e entregou-se a Ele por completo. É o que Ela nos pede: que vivamos com um confiança firme em Jesus. Uma fé sólida mesmo em meio de todas as tempestades que podem cair sobre nós.

O Dogma da Assunção de Nossa Senhora


O dogma da Assunção se refere a que a Mãe de Deus, ao cabo de sua vida terrena foi elevada em corpo e alma à glória celestial. Este dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII, no dia 01 de novembro de 1950, na Constituição Munificentissimus Deus: “Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para a glória de Deus onipotente, que outorgou Á Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, aos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu”.
“A Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação singular na Ressurreição do seu Filho e uma antecipação da Ressurreição dos demais cristãos”.
A importância da Assunção para nós, homens e mulheres do começo do Terceiro Milênio da Era Cristã, radica na relação que existe entre a Ressurreição de Cristo e nossa. A presença de Maria, mulher da nossa raça, ser humano como nós, quem se encontra em corpo e alma já glorificada no Céu, é isso: uma antecipação da nossa própria ressurreição.

“Maria quer, sobretudo, ver-nos um dia no Céu, junto do seu Filho”.

Autor: Pe. Ademir da Guia Santos – Diretor Espiritual
Ponta Grossa - Pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário