terça-feira, 30 de julho de 2013

Legionários de Cruzeiro do Sul participam da JMJ 2013 no Rio

No dia 22 de julho os peregrinos de Cruzeiro do Sul embarcaram rumo a JMJ 2013. O grupo formado por 19 pessoas, dos quais 8 legionários embarcaram em Maringá às 11:30 h, com a benção do Bispo Dom Anuar. Da Arquidiocese, neste dia, foram 20 ônibus com 880 peregrinos das diversas paróquias da Arquidiocese.



No primeiro dia de aventura (23/07) fomos até o Sambódromo retirar os Kits do Peregrino que continham: mochila, garrafa, boné, camisetas, cruz, manual do peregrino, entre outros livros. A noite participamos da Missa de abertura presidida por Dom Orani na praia de Copacabana.



Fomos acolhidos pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge em Nova Iguaçu – RJ.




No dia 24 (quarta-feira) participamos da Catequese, e logo após a Santa Missa. A tarde, visita a Feira Vocacional. A Legião de Maria estava presente, com a distribuição de folders e com o primeiro altar legionário do Brasil.









No dia 25 (quinta-feira) participamos da catequese e em seguida fomos a praia de Copacabana para o primeiro evento com a presença do Papa Francisco e a cerimônia de boas vindas. Encontramos no caminho os símbolos da Jornada, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, e o Papa móvel.







Na sexta-feira dia 26, fomos conhecer o símbolo do Rio de Janeiro e da JMJ, o Cristo Redentor. A noite, Via Sacra na Praia de Copacabana. 



Momento de agradecimento aos voluntários da Paróquia.


No sábado, dia 27, caminhada de 9,5 km até a praia de Copacabana para a participação da Vigília e Adoração ao Santíssimo. Em seguida apresentações musicais. Passamos a noite na praia.


Na manhã de domingo, dia 28, Missa de envio presidida pelo Papa Francisco com o anúncio da Cracóvia, Polônia, como a sede da próxima JMJ em 2017. Logo após todos retornaram aos seus alojamentos, para o retorno as casas.



 O milagre da multiplicação dos fiéis: Igreja viu 3,7 milhões de pessoas em Copacabana

Número supera em 500.000 pessoas a estimativa da prefeitura, e é o triplo do cálculo feito pelo Instituto Datafolha, considerando a área ocupada na areia


O papa Francisco já está no Vaticano, mas os fiéis continuam aparecendo em Copacabana, onde foram realizadas a vigília e a Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013), no último fim de semana. No balanço do evento feito pela Arquidiocese do Rio, na manhã desta terça-feira, foram divulgados novos números de público. Segundo o comitê organizador, formado por bispos e padres da Igreja, o evento na orla teve a participação de 3,7 milhões de pessoas – 500.000 acima do estimado pela prefeitura; 3,08 vezes o valor máximo calculado pelo Instituto Datafolha, que considerou a área ocupada pelo público e a capacidade de pessoas por metro quadrado.
Os números da Igreja aproximam a JMJ no Rio do recorde de público da história do evento, em 1995, nas Filipinas, quando compareceram 4 milhões de jovens - também pelos números oficiais. Outros cálculos também aparecem com valores diferentes nas contas da JMJ. Na conta da prefeitura, 500.000 pessoas foram à cerimônia de boas-vindas, na terça-feira passada, com a presença de dom Orani Tempesta na praia de Copacabana. Para a Igreja foram 600.000. Na missa de acolhida, na quinta-feira, também na praia de Copacabana, a Igreja calculou a presença de 1,5 milhão, e a prefeitura, 1,2 milhão. Na via sacra a diferença foi de 1,5 milhão para 2 milhões. No sábado da vigília, para a Igreja, estiveram em Copacabana 3,5 milhões. Segundo a prefeitura, foram 3 milhões.
Números de participações oficiais também foram divulgados no balanço feito na manhã desta terça-feira pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta. Os inscritos chegaram a 427.000. Do público inscrito, 60% têm entre 19 e 34 anos. Os países com maior número de peregrinos foram Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Itália, Venezuela, França, Paraguai, Peru e México. O evento teve a colaboração de 60.000 voluntários e contou com 356.400 vagas disponibilizadas para hospedagem em casas de família e instituições. Foram 264 locais de catequese, feitas em 25 idiomas. No total, a Jornada consumiu 4 milhões de hóstias, sendo 800.000 para a missa de encerramento.
Uma enorme quantidade de clérigos esteve presente na JMJ: 644 bispos, dos quais 28 são cardeais, 7.814 sacerdotes e 632 diáconos. Outro número diferente do divulgado pela prefeitura foi em relação ao impacto econômico. Segundo o prefeito Eduardo Paes, foi injetado na economia 1,2 bilhão. A Igreja informa que foi 1,8 bilhão.
Fonte: Revista Veja

Um comentário:

  1. Salve Maria Cruzeiro do Sul!!!
    Que maravilha que todos estiveram na Cidade Maravilhosa(Rio de Janeiro) para a JMJ!!!
    Que os bons frutos sejam multiplicados nas Curiae e Praesidia de Cruzeiro do Sul!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir