quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corpus Christi


             Deus de amor, nós te adoramos, neste Sacramento Corpo e sangue, que fizeste nosso alimento. És o Deus escondido, vivo e vencedor. A teus pés depositamos todo nosso amor.

            O nome “Corpus Christi” vem do latim e significa Corpo de Cristo. É uma das festividades móveis que giram em torno da Páscoa. Celebrado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes, tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. “O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6,55-59). Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

            Esta festa teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, no século XIII, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado em destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Transiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

            Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com os costumes locais.

            Ó Jesus, que nesta vida pela fé eu vejo, realiza, eu te suplico, este meu desejo: Ver-te, enfim, face a face, meu divino amigo, lá no céu, eternamente, ser feliz contigo.

Luiz Machiaveli – 2º Tesoureiro do Senatus de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário