domingo, 9 de outubro de 2011

Novena de Nossa Senhora Aparecida - 6º dia

“Os leigos são chamados a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro com o testemunho de vida e, em segundo lugar, com ações no campo da evangelização... Catequistas, Ministros da Palavra e Animadores de Comunidades que cumprem magnífica tarefa dentro da Igreja, nós os reconhecemos e animamos  a continuarem o compromisso que adquiriram no batismo e na confirmação” (DA, 211).

O 6º dia da Novena com o tema: Maria: Coração acolhedor da Palavra realizada no dia 08 de outubro foi presidida pelo pároco da comunidade, Pe. Antonio Carlos da Silva.
A Entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi realizada pelos Legionários de Maria – Roberto, João e Maucir – que representaram os pescadores, que meados de 1717, encontraram em meio as suas redes de pesca, o corpo e a cabeça de uma imagem, que mais tarde seria declarada Senhora de Aparecida, Padroeira do Brasil. As leituras da novena também foram feitas por Legionários.


A entronização da palavra de Deus e as leituras foram feitas pelos membros da Comunidade São Marcos.
Em sua mensagem, Pe. Antonio se baseou na leitura do Evangelho do dia: Lucas 1, 46-55, o Magnificat de Maria. Maria nos ensinou com sua atitude de acolhedora da Palavra de Deus, que essa palavra nos abre a existência, a alma e através dela também acolhemos aquele que nos oferece sua misericórdia. Maria louva a Deus pelas maravilhas que Ele faz em sua vida, seja em Nazaré, no Egito, em Belém ou sob a cruz de seu Filho, Maria  só teve um sentido: “Faça-se em mim segundo a Tua palavra”.
Toda a humanidade é e sempre será devedora a Maria, porque através dEla veio a salvação para todos os homens.  
E Deus mostra seu poder na fraqueza, é o que diz São Paulo: “O que o mundo julga estulto, Deus escolheu para confundir os sábios; e o que o mundo julga fraco, Deus escolheu para confundir os fortes, e o vil e desprezível aos olhos do mundo, o que não é nada, Deus escolheu para destruir o que é, para que nenhum mortal se glorie diante de Deus” (1 Cor, 1, 27,29).




Logo após a mensagem fizemos nosso compromisso cristão. No momento ‘Por Maria a Jesus’ lembramos das pessoas que durante toda a sua vida sempre buscaram a paz: Zilda Arns, Oscar Romero, Irmã Dulce, Margarida Maria, Martin Luther King, D. Helder Câmara, D. Aloísio Lorscheider, D. Luciano Mendes e Cardeal Arns, e muitos outros que dos pobres e da paz foram a luz.
A celebração teve sequencia com a Liturgia Eucarística, com a benção do Santíssimo, onde no ofertório as pessoas presentes ofertaram seus alimentos e doações.





Todas as pessoas presentes de consagraram a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Logo após tivemos os ritos finais e as ofertas das flores.



Foram dados os avisos e a celebração foi encerrada com a benção final a todos os participantes.



“Felizes os que resistem sem armas nas mãos e se afastam dos palcos que tramam a discórdia e injustiça. Diante da Palavra do Senhor, não há poder que resiste, nem permanece no trono quem é orgulhoso e prepotente.
(Revista – Novena de Aparecida 2011, pág. 29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário