quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Legião de Maria tem evento para Juventude na Catedral do Rio de Janeiro após JMJ


No dia 29 de julho, aconteceu na Catedral Metropolitana de São Sebastião, o 1º Eninjul, Encontro Internacional da Juventude Legionária. O evento reuniu jovens da Legião de Maria de todos os cantos do mundo. Cerca de 2.000 presentes acompanharam a abertura do evento, às 8 horas, com a palavra do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Depois do café da manhã, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Bispo Auxiliar e Referencial da Legião de Maria junto a CNBB, Dom Edson de Castro Homem.


O evento ainda contou com palestra de Dom Edson, homenagem a uma das fundadoras da Legião e Vice-Presidente do Senatus Rio de Janeiro, Yolanda Ribeiro, e apresentações de Legionários internacionais e nacionais. Todos os presentes ainda rezaram o Terço e Catena. O ponto alto foi a entrega de uma bandeira a duas representante do Concilium Legionis, para o uso no segundo encontro na Cracóvia, Polônia. 
 
O Eninjul foi um encontro que marcou pela junção com a Jornada Mundial da Juventude, sendo chamada também de pós. “A jornada foi espetacular, em destaque esse encontro do Papa com a juventude aqui no Rio de Janeiro. Mostrou a vitalidade da Igreja, ao mesmo tempo apontou que a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo. Eu queria dizer a mesma coisa da Legião, a nossa grande preocupação é que a associação alcance o jovem. Esse hoje é um dos objetivos da Legião aqui no Brasil, entre outros que a juventude também precisa ser evangelizada, um desafio para a Legião quanto instituição/organismo da Igreja, e especialmente quanto associação de leigos, precisa dos jovens para continuar”, revelou Dom Edson após o Eninjul.


Para o Bispo o ingresso dos jovens em pastorais, movimentos e associações é de suma importância. “Eu tenho sempre repetido: se a Legião não aceita, não se abre, ou não procura o jovem, ela tende a se extinguir. Porque a sociedade sem jovem não tem futuro, porque também não tem presente. E o novo sempre vem, como dizemos o novo está aí. Porque a Legião de Maria possui muitos rapazes e moças, mas não podemos ficar contente com o número que temos. Tem que ocorreu um descontentamento, para que haja condições de receber um número ainda maior”, destacou.


Dom Edson foi o idealizado do Eninjul. “Eu fico muito contente de ter aquela intuição, na realidade uma proposta de se fazer esse encontro (Eninjul), e feliz por ter sido aceita. A Legião toda no Brasil colaborou para que ocorresse essa reunião aqui na Catedral. É algo gracioso no sentido de não ter dinheiro a ser recolhido deles. A Legião se uniu e conseguiu para que seus jovens não precisassem pagar pelo evento, quitando todas as despesas, e ainda não teremos nenhum débito. Isso é uma grande expressão de colaboração de todos, de harmonia e participação. Uma Legião que trabalha para que o encontro como esse aconteça vai para frente na caminhada. Eu só quero agradecer a todos que fizeram isso”, lembrou. 
 

O Eninjul foi um grande passo da Legião de Maria, que uniu todos os Senatus e Regiae num único objetivo. “Acredito que o Eninjul vai ter uma grande repercussão para Legião, não só no Brasil, mas no mundo todo, onde ela se encontra. Só espero que continue e que ocorra o segundo Eninjul em Cracóvia, para que haja Legionários reunidos juntamente com outros jovens. Se temos Juventude Legionária não podemos ficar de fora. A Legião não está fora da Igreja, se vai ter o próximo JMJ a Legião tem que está presente”, finalizou.


Colaboração: Hélio Euclides
Fonte: http://legiaodemariarj.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário