sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ano da Fé: O anúncio do Reino de Deus


O “Reino do Mundo”, onde os homens é que mandam, inaugurado com o pecado de Adão e Eva não foi capaz de trazer a felicidade que o ser humano esperava. O Pai envia Jesus para oferecer-nos um outro reino, o Reino de Deus, onde quem manda é Deus e a sua única vontade é a nossa felicidade e a nossa salvação. Porém, o Reino de Deus é oferecido a nós como proposta e não como imposição. Jesus o propõe ao coração de cada um. E cada um é livre para aceitá-lo ou recusá-lo, porque o princípio do básico do Reino de Deus é o amor e ninguém ama à força.

Todas as pessoas e nações são chamadas a entrar no Reino, embora ele tenha sido anunciado primeiro aos filhos de Israel. Porém, para ter acesso a ele é preciso acolher a Palavra de Jesus, o Evangelho. O Reino pertence aos pobres e aos pequenos, ou seja, aos que o acolhem com um coração simples e humilde. Jesus compartilha a vida dos pobres desde a manjedoura até a cruz; conhece a fome, a sede e a indigência. Mais ainda: Jesus identifica-se com os pobres de todos os tipos e faz do amor ativo para com eles a condição para se entrar em seu Reino.

Jesus convida os pecadores à mesa do Reino. Convida os à conversão, sem a qual não se pode entrar no Reino, mas mostrando-lhes, com palavras e atos, a misericórdia sem limites do Pai por eles e a imensa alegria por um único pecador que se arrepende. A prova suprema do seu amor será o sacrifício da própria vida pela remissão dos pecados do mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário