sábado, 22 de dezembro de 2012

Ano da Fé: Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria


Como Jesus se fez semelhante a nós em tudo, menos no pecado, a sua mãe não poderia lhe transmitir o pecado original, o qual herdamos da natureza humana de nossos pais. Por isso, a Igreja crê que Maria, no momento da sua concepção, foi preservada da mancha do pecado original. Isto é, para não transmitir qualquer mancha de pecado ao seu Filho Jesus, ela mesma foi concebida sem o pecado original. É isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854: “A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua concepção, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda a mancha do pecado original”.

Jesus é Deus e Maria é mãe de Jesus. Logo, Maria é sim Mãe de Deus. E quem fecundou Maria foi o Espírito Santo. Portanto, Maria é virgem antes, durante e depois do parto. Mesmo que alguns não acreditem e outros até debochem, é isto o que a Igreja conclui a partir das Escrituras e da sua Tradição. Não devemos duvidar só pelo fato de não compreendermos bem. Para Deus nada é impossível. Assim, Jesus é divino porque é Filho Único de Deus Pai, e é humano porque é Filho de Maria.

Portanto, Maria concebeu Jesus do Espírito Santo, sem sêmen. E Jesus foi o único filho de Maria. Quando a Escritura menciona irmãos e irmãs de Jesus (conferir em Mt 13,55) não se refere a outros filhos da Virgem Maria: Tiago e José, “irmãos de Jesus”, são os filhos de uma Maria discípula de Cristo que é designada como “a outra Maria” (Mt 28,1). Irmãos e irmãs aqui são parentes próximos de Jesus, conforme era costume os parentes se tratarem no antigo testamento (cf. Gn13,8; 14,16; 29,15 etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário