quinta-feira, 30 de maio de 2013

Solenidade de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, celebrou-se a solenidade de “Corpus Christi”. De tradição antiquíssima, esta festa, comemorada de modo solene e pública, manifesta a centralidade da Santa Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo: o mistério instituído na última Ceia e comemorado todos os anos na Quinta-Feira Santa, após a solenidade da Santíssima Trindade.

Neste dia, manifesta-se a todos, circundado pelo fervor de fé e de devoção da comunidade de todos os batizados, o Mistério de Amor que nos foi legado por Cristo, para memorial eterno de sua Paixão. A Eucaristia, realmente, é o maior tesouro da Igreja, a preciosa herança que o Senhor Jesus lhe deixou. E, assim, a Igreja conserva a Eucaristia com o máximo empenho e cuidado, celebrando-a diariamente na Santa Missa, bem como adorando-a nas igrejas e nas capelas, levando-a como viático aos doentes que partem para a vida eterna.

A Missa de Corpus Christi na Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu de Cruzeiro do Sul foi celebrada às 10 horas da manhã e contou com a presença de centenas de católicos.


No ato Penitencial foram queimados os pedidos recolhidos nas visitas das réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude nas instituições do município – escolas, hospitais, clube melhor idade, Prefeitura Municipal -  ocorridas no último dia 23 de maio.






Após a Missa foi realizada a procissão pelas ruas públicas próximas a Igreja Matriz que foram enfeitadas com tapetes de tecido com figuras e ilustrações confeccionados pelos membros das Pastorais e Movimentos da comunidade e alunos das Escolas do município, que representam a festa litúrgica. O tapete também foi contornado por flores e alimentos recolhidos pela comunidade e que serão distribuídos as famílias carentes do município. 






segunda-feira, 27 de maio de 2013

Romaria da Legião de Maria a Aparecida - 2013


Programação:
Sábado
8h – Reza do Ofício na Basilica Velha
8h30 – Reza do Rosário em direção ao Morro do Cruzeiro
9h – Via-Sacra no Morro do Cruzeiro
15h – Concentração em Frente ao Santuário
16h – Santa Missa 
Logo após a Missa Procissão Luminosa pela passarela para a Basílica Velha
18h – Encerramento das Atividades do Sábado
Domingo

9h – Concentração em frente ao Santuário
10h – Santa Missa

Legionários participam do Encontro da Juventude em Cruzeiro do Sul - Pr

Os legionários do Praesidium Nossa Senhora de Fátima participaram no último dia 26 de maio (domingo) do Encontro da Juventude em Cruzeiro do Sul - Pr.

O encontro promovido pelo Pe. Antonio Carlos teve por objetivo unir e dar formação a juventude cruzeirense. O dia foi de muita oração, reflexão, palestras, dinâmicas e atividades voltadas a juventude. O trabalho é continuidade do Bote Fé realizado na última quinta-feira (23/05/13).





domingo, 26 de maio de 2013

Tradicional coroação de Nossa Senhora em Cruzeiro do Sul – Pr

No dia 25 de maio de 2013, último sábado de maio, foi realizada a tradicional coroação de Nossa Senhora de Fátima na Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu de Cruzeiro do Sul – Pr.



As crianças e adolescentes cantaram a Nossa Senhora, oferecendo a Ela o Terço, a palma e a coroa, símbolo de sua realeza. 



Foi um momento de muita emoção aos devotos presentes. As crianças demonstraram com sua simplicidade todo o amor a Maria, e a importância da reza do Terço. Ao final, Nossa Senhora recebeu uma chuva de pétalas de rosas.



Agradecemos a dedicação das legionárias Márcia e Maria das Graças.

“Te coroamos, ó Mãe, nossa Rainha...”

Ano da Fé: Deus é comunhão das pessoas


O que sabemos sobre Deus foi sendo revelado ao longo da história, e especialmente revelado pela história de Jesus Cristo. Sua vida, paixão-cruz-ressurreição-ascenção revelam o que podemos conhecer sobre Deus. Jesus apresenta-nos Deus como Pai, Filho e Espírito Santo. A partir do mistério da vida de Cristo podemos conhecer um único Deus em três Pessoas, a Santíssima Trindade.

Não são três deuses diferentes ou iguais, mas um único Deus na comunhão de Três Pessoas distintas.

Às vezes pode parecer difícil explicar ou entender Deus, contudo, não é difícil conhecê-lo através do amor, porque Deus é amor (1Jo 4,7-9). Quem ama conhece a Deus, porque experimenta seu amor no amor que já sente. Deus é a razão e o sentido de amar. Se Deus é Amor, podemos entender que Ele seja 3 pessoas porque só existe amor entre pessoas. É impossível imaginar Deus sozinho, solitário. E o amor faz com que as pessoas se unam. Por isso, Deus é um só, ou seja, o Pai e o Filho e o Espírito Santo se amam tanto que formam uma única comunidade de amor, uma única família de 3 pessoas que vivem um amor infinito e absoluto. A Santíssima Trindade é a melhor comunidade.

Jesus nos ensinou que Deus é Pai (Mt 6, 9-15):
- um Pai amoroso, que é Santo - e nos convida à santidade;
- um Pai que é rei, e que divide conosco seu reino;
- um Pai que nos dá o pão de cada dia - nos sustenta;
- um Pai que nos perdoa e nos ensina a perdoar - é misericordioso;
- um Pai que é libertador - nos livra do mal e das tentações.
Deus é o Pai que nos defende dos perigos!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bote Fé realizado em Cruzeiro do Sul – Pr

Dando sequência aos trabalhos voltados à Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Julho no Rio de Janeiro, a Pastoral da Juventude juntamente com a Legião de Maria realizaram o Bote Fé em Cruzeiro do Sul, com a visita da réplica da Cruz e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da jornada.



Uma equipe formada por jovens da comunidade e que irão participar da Jornada buscaram os símbolos no município de Paranacity na manhã do dia 23 de maio. Na sequência os símbolos foram conduzidos a Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu onde foi celebrada a Missa de acolhida. 




Durante a manhã, os símbolos percorreram entidades do município, como o Colégio Estadual Dr. Romário Martins – Ensino Médio, Escola Municipal Profº Flávio Sarrão – Ensino Fundamental (Séries Iniciais), Hospital Municipal de Cruzeiro do Sul e a Escola Estadual Eurides Cavalcanti Tenório – Ensino Fundamental (Séries Finais).




Colégio Estadual Dr. Romário Martins – Ensino Médio






Escola Municipal Profº Flávio Sarrão – Ensino Fundamental (Séries Iniciais)



Hospital Municipal de Cruzeiro do Sul




Escola Estadual Eurides Cavalcanti Tenório – Ensino Fundamental (Séries Finais)


Às 12:00 horas os símbolos retornaram a Igreja Matriz para um momento de oração conduzido pelos membros dos movimentos: Legião de Maria, Renovação Carismática Católica (RCC) e Apostolado da Oração.



Às 13:00 horas as réplicas continuaram sua peregrinação, passando novamente pelas Escolas, que no período da tarde atendem aos alunos da zona rural do município.


Escola Estadual Eurides Cavalcanti Tenório – Ensino Fundamental (Séries Finais)


                  Escola Municipal Profº Flávio Sarrão – Ensino Fundamental (Séries Iniciais)



Às 15:00 horas, os símbolos retornaram a Igreja Matriz durante o Terço da Misericórdia, que é rezado todas as quintas-feiras neste horário pela comunidade.




Dando continuidade a visita, as réplicas visitaram a Prefeitura Municipal e Centro da Melhor Idade.


Clube da Melhor Idade



Momento de oração com as crianças no ensaio da coroação de Nossa Senhora




Às 20:00 horas, foi celebrada a Missa de envio dos 20 jovens que irão representar a Paróquia na JMJ 2013, com a presença de alunos e membros da comunidade. No final da celebração foram apresentados vídeos que mostravam a história da Jornada e o Bote Fé realizado na Arquidiocese de Maringá, que foi realizado em fevereiro, com a visita dos símbolos originais da JMJ e onde foram abençoadas as réplicas.









Missa de encerramento na manhã do dia 24/05 (6ª feira) e entrega dos símbolos para a comunidade de Uniflor



Dando continuidade as atividades do Bote Fé em Cruzeiro do Sul será realizado no próximo domingo (26/05/13) o Encontro da Juventude no Colégio Est. Dr. Romário Martins - Ensino Médio. Todos os jovens da comunidade estão convidados a participar!!!


Carta aos Jovens - João Paulo II
(Padroeiro da JMJ 2013)

Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refrigerante ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos.


"Jovens do mundo inteiro, tenham a santa ousadia, de serem os santos do novo milênio". (Papa João Paulo II).