sábado, 31 de março de 2012

Semana Santa e o Tríduo Pascal


“A Igreja celebra todos os anos os grandes mistérios da redenção humana, desde a missa vespertina da quinta-feira da ‘Ceia do Senhor’ até às vésperas do Domingo da ressurreição. Este espaço de tempo é justamente chamado ‘tríduo do crucificado, do sepultado e do ressuscitado e também tríduo pascal, porque com a sua celebração se torna presente e cumpre o mistério da Páscoa, isto é, a passagem do Senhor deste mundo ao Pai. Com a celebração deste mistério a Igreja, por meio dos sinais litúrgicos e sacramentais, associa-se em íntima comunhão com Cristo seu esposo” (Paschalis Sollemnitatis, no 38).
Na Quinta-Feira Santa, no final da celebração, não há procissão solene com o Santíssimo Sacramento na Custódia ou Ostensório. O Tabernáculo deve estar vazio no início da celebração e serem consagradas partículas para a própria celebração e para a comunhão na Sexta-Feira Santa. A reserva eucarística (que servirá para a comunhão dos fiéis na Solene Ação Litúrgica na celebração da Paixão do Senhor) deve ser transportada numa âmbula maior coberta pelo véu umeral usado pelo sacerdote na transladação, até o local (capela, salão…) devidamente ornado, para a reposição. Onde houver a URNA, usada antigamente, a reposição da âmbula com as espécies consagradas, seja efetuada na mesma. No lugar da urna, pode ser usado um sacrário maior. Onde não for possível nem urna e nem sacrário maior, a âmbula com a reserva eucarística permaneça coberta com um véu (conopéu) como é costume em nossas paróquias. Neste dia também não há exposição solene do SSmo. Sacramento.
A cor usada na Solene Ação Litúrgica na Sexta-Feira Santa, às 15h, é a vermelha, ressaltando a realeza e o martírio de Jesus.
Valorizar a procissão da Sexta-Feira, com a imagem do Senhor morto e da Virgem das Dores. A referida procissão está no coração do povo cristão católico e constitui-se numa oportunidade singular para evangelização sobre o significado do sofrimento, da morte e da vitória de Jesus. Com Ele caminhamos, com Ele morreremos e com Ele ressuscitaremos. Onde não for possível a procissão, organize-se uma Via Sacra ou uma celebração penitencial. Para a procissão, Via Sacra ou outra celebração, a cor é a roxa.
“A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou” (cf. Gl 6,14).
Fonte: Dom Sérgio Aparecido Colombo -
Bispo Diocesano - Bragança (em partes)

domingo, 25 de março de 2012

ACIES - 2012

Devido a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro da Legião, os legionários se consagrarão, todos os anos individual e coletivamente a Nossa Senhora, no dia 25 de Março ou em outro dia conveniente, nas proximidades desta data, numa cerimônia que tem o nome de Acies.
Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha, designa, com razão, a cerimônia em que os legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal.

A Curia Nossa Senhora Rainha da Paz de Cruzeiro do Sul filiada ao Comitium Nossa Senhora do Carmo de Arapongas realizou no dia 24 de março de 2012 sua festa da ACIES. A celebração contou com a presença de Legionários Ativos e Auxiliares de Cruzeiro do Sul e das Paróquias Imaculada Conceição de Uniflor e Nossa Senhora de Lourdes de Paranacity.

O encontro teve início às 19:30h com a entrada de Nossa Senhora realizada pelos legionários de Uniflor, a reza das orações inicias da Tessera e o Terço. Em seguida a consagração individual e coletiva de todos os legionários presentes.




Consagração dos Legionários

A celebração teve continuidade com a Santa Missa que foi presidida pelo Diretor Espiritual Pe. Antonio Carlos da Silva, o ofertório foi feito pelos legionários de Paranacity. A noite foi encerrada com as orações finais da Legião e a distribuição de Medalhas Milagrosas para todos os presentes.






Um exército em ordem de batalha...



O movimento da Legião de Maria tem por objetivo atingir todas as pessoas através de visitas domiciliares e a hospitais, tornando Jesus e Maria conhecidos e amados pelo maior número de pessoas.

terça-feira, 20 de março de 2012

Solenidade Legionária - ACIES



"Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe,
e tudo quanto tenho vos pertence".


A Legião de Maria de Cruzeiro do Sul convida a todos para participar desta solenidade no dia 24 de Março na Igreja Matriz. A celebração terá início às 19:30 h com a entrada da Imagem de Nossa Senhora e a reza do Terço, e em seguida, às 20:00 h, a Santa Missa e a Consagração de todos os legionários vinculados a Curia Nossa Senhora Rainha da Paz.

A ACIES

Dada a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro da Legião, os legionários se consagrarão, todos os anos individual e coletivamente a Nossa Senhora, no dia 25 de Março ou em outro dia conveniente, nas proximidades desta data, numa cerimônia que tem o nome de Acies. Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha, designa, com razão, a cerimônia em que os legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal. A Acies é a grande solenidade do ano, a festa central da Legião. A ideia central, sobre a qual tudo na Legião se sustenta, é o trabalho em união e sob a dependência de Maria, sua Rainha. A Acies é a solene declaração desta união e dependência, a renovação – individual e coletiva – do compromisso de fidelidade da Legião.

segunda-feira, 19 de março de 2012

São José - Padroeiro da Legião de Maria

Nas orações da Legião, o nome de S. José vem logo depois das invocações aos Corações de Jesus e de Maria, pois que também no Céu ocupa, junto d’Eles, o primeiro lugar.
Chefe da Sagrada Família, desempenhou, junto de Jesus e de Maria, funções especiais de importância fundamental. As mesmas funções, sem tirar nem pôr, continua ele, o maior dos Santos, a desempenhá-las junto do Corpo Místico de Jesus e da Mãe deste Corpo. Auxilia a existência e a atividade da Igreja e, por conseqüência, da Legião. Os seus cuidados são constantes, vitais e caracterizados por uma intimidade familiar. Depois de Maria, não há santo mais influente e, como tal, deve ser estimado pelos legionários. Para o seu amor se mostrar poderoso em cada um de nós, é necessário que o nosso procedimento para com ele reflita a compreensão do intenso afeto que nos consagra. Jesus e Maria, agradecidos a José pelos seus carinhos e trabalhos, traziam-no sempre no coração. Procedam do mesmo modo os legionários.
A solenidade de S. José, esposo da Bem-aventurada Virgem Maria, celebra-se a 19 de março; a memória de S. José, Trabalhador, a 1º de maio.
“Não podemos separar a vida histórica de Jesus da sua vida mística perpetuada na Igreja. Não é sem motivo que os Papas proclamaram S. José protetor da Igreja. Embora tenham mudado os tempos e as circunstâncias, a sua tarefa continua a ser a mesma de outrora. Com o carinho, revelado na execução da sua missão terrena cumpre hoje a sua missão de protetor da Igreja.
A família de Deus, desde os dias de Nazaré, cresceu e dilatou-se até os confins da terra. O coração de José expandiu-se também de harmonia com a sua nova paternidade que prolonga e supera a paternidade prometida por Deus a Abraão, o Pai de muitas gentes. Deus não muda no trato com os homens; não tem pensamentos reservados nem altera de qualquer jeito o seu plano que é uno, organizado, consistente e contínuo. José, o Pai adotivo de Jesus, é também o Pai adotivo dos irmãos de Jesus, quer dizer, de todos os cristãos através dos tempos.
José, o esposo de Maria, a Mãe de Jesus, permanece misteriosamente unido a Ela, enquanto se realiza no mundo o nascimento místico da Igreja. Por isso, o legionário de Maria, cujos esforços a alargar o reino de Deus na terra, reclama com razão o auxílio especial do Chefe da Igreja recém-nascida, a Sagrada Família” (Cardeal L. J. Suenens).
Fonte: Manual da Legião de Maria – pág. 134.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Semana Santa

“A Igreja celebra todos os anos os grandes mistérios da redenção humana, desde a missa vespertina da quinta-feira da ‘Ceia do Senhor’ até às vésperas do Domingo da ressurreição. Este espaço de tempo é justamente chamado ‘tríduo do crucificado, do sepultado e do ressuscitado e também tríduo pascal, porque com a sua celebração se torna presente e cumpre o mistério da Páscoa, isto é, a passagem do Senhor deste mundo ao Pai. Com a celebração deste mistério a Igreja, por meio dos sinais litúrgicos e sacramentais, associa-se em íntima comunhão com Cristo seu esposo” (Paschalis Sollemnitatis, no 38).

 A Via Sacra é uma oração que tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver dos últimos momentos da sua vida na Terra. São 15 estações, que nos ajudam a percorrer um caminho espiritual e a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós ao ponto de se deixar matar, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.

 
Participação da Legião de Maria nas encenações da Semana Santa

As procissões e via-sacras neste período estão no coração do povo cristão católico e constitui-se numa oportunidade singular para evangelização sobre o significado do sofrimento, da morte e da vitória de Jesus. Com Ele caminhamos, com Ele morreremos e com Ele ressuscitaremos.

2009

Cruzeiro do Sul

Local de encontro das mulheres -
Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores com Nosso Senhor dos Passos

Encenação da 4ª Estação na noite do encontro
Jesus encontra com seus discípulos

Encenação da 12ª Estação: Jesus morre na cruz

2010

Cruzeiro do Sul

Saída das mulheres para o encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos

Preparativos para encenação da 4ª Estação

Encenação da 4ª Estação: Jesus encontra com os discípulos
 
Preparativos para encenação da 12ª Estação

Encenação da 12ª Estação - Jesus morre na cruz

2011


Cruzeiro do Sul

Encenação da 4ª Estação - Encontro de Jesus com os discípulos

Encenação da 12ª Estação - Jesus morre na cruz

Uniflor

Encenação da 7ª Estação - Jesus cai pela segunda vez sob o peso da cruz

 “A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou” (cf. Gl 6,14).

terça-feira, 13 de março de 2012

Celebração da Palavra - 13 de Março


As orações no Bosque Nossa Senhora Rainha da Paz, no último dia 13, tiveram início com a reza da Novena das 90 Salve-Rainhas e em seguida a reza do Terço conduzida por membros da Legião de Maria.


Às 15:00 horas teve início a celebração da Palavra, que foi celebrada pelos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – Maria das Graças, Carlos Faustino e Genice. Todos rezaram em Ação de Graças a São José, Esposo de Maria, um dos santos mais populares da Igreja Católica, proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias”.



A ministra Genice fez um breve comentário sobre o Evangelho do dia, onde ressaltou que para a comunidade dos seguidores de Jesus não existe limite para o perdão. "Setenta vezes sete" quer dizer, sempre! Jesus nos lembra que também nós precisamos de perdão, também nós somos perdoados, por isso, devemos perdoar sempre.



Caixinha de intenções - pedidos de orações
No final da celebração todos os devotos presentes cantaram a Consagração a Nossa Senhora e receberam a benção final. A celebração foi enriquecida com cânticos marianos. Estiveram presentes, além de moradores de Cruzeiro do Sul, romeiros de Colorado, Nova Esperança, Uniflor, Maringá, Presidente Prudente e romeiros de Mato Grosso.



Homenagem à Maria deve reunir mais de oito mil peregrinos


“Maria nos une pelo exemplo dedicado e pela defesa da justiça e das crianças”. A frase foi dita ontem, 12, durante coletiva reunindo o coordenador da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, o guia religioso da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz, xeque Mohamed Khalil e o superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, jornalista Gilmar Piolla. Juntos, eles explicaram como será o Encontro Internacional Cristão-Muçulmano, que acontece no próximo dia 24, das 9 às 16 horas, no Mirante da Usina, com o tema “Maria, exemplo para todos nós”.
O médico sanitarista, Nelson Arns Neumann, disse que Maria inspira o trabalho desenvolvido para Pastoral da Criança pelo exemplo onde ela viajou por mais de 100 quilômetros para cuidar de uma gestante.


“Defino como um momento muito feliz ao saber que os muçulmanos também têm em Maria a mulher exemplar”, disse Arns. Ele contou que a ideia de fazer o primeiro encontro, fora do Líbano, foi do pesquisador muçulmano, Mohammad Sammak. Sammak é o secretário geral para diálogo inter-religioso entre os povos.
“Eu o conheci em Nova Iorque e ele me contou da presença de Maria no Islã. Quando mandamos um convite para que ele nos ajudasse neste evento, ele nos disse: “Estou pronto para ir onde Maria estiver, seja no Brasil ou ir além”, contou Arns.
O Guia Religioso da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu, Mohamed Khalil, descreveu Maria como “senhora das senhoras”. Contou que no Alcorão – o livro Sagrado dos Muçulmanos – há um capítulo dedicado a Maria. “Ela defendeu a justiça, buscou a unidade, exerceu a bondade, sempre na defesa do oprimido”.
No Alcorão o nome de Maria é citado 34 vezes pela virtude e 30 vezes como a mãe de Jesus. “Este encontro nos aproxima, nos faz conhecer ao outro”, disse.
A fala de Khalil foi completada por Arns que afirmou: “Somente o conhecimento nos leva a amar, a fazer com que encontremos no outro a virtude”.
O superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, jornalista Gilmar Piolla, disse que o encontro marca definitivamente o início do turismo religioso também na Fronteira. “Este será o maior evento que a Itaipu vai abrigar e junto com ele será marco desta nova etapa que defendemos que é fazer da cidade receptivo para o turismo religioso”.
Piolla disse que toda a estrutura da maior Unidade Geradora de Energia do Mundo está envolvida como sede do evento. “É um grande desafio para nós mas também a oportunidade de mostrar esta integração que a Itaipu busca e defende”.
Programação
Atualmente a comunidade islâmica já organiza agenda de palestras, além de preparar vídeo, panfletos, assim como a Pastoral da Criança. Mas, o ponto alto do evento será das 12 às 13 horas, com horário de louvor e adoração.
O encontro por “Maria” deve reunir representantes de pelo menos 17 países, entre eles, do Líbano, Quênia, Estados Unidos, São Salvador, Nepal, França, Índia, Tailândia, Suécia, Turquia e Suíça.
O evento está sendo promovido pela Pastoral da Criança Internacional em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil, União Nacional das Entidades Islâmicas e da Comunidade Islâmica de Foz do Iguaçu.
Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/

sábado, 10 de março de 2012

Orações no Bosque - Dia 13 de Março


A Legião de Maria convida a todos para no próximo dia 13 de março (terça-feira) para rezarmos juntos no Bosque Nossa Senhora Rainha da Paz de Cruzeiro do Sul. As orações terão início às 13:30 h com a Novena das 90 Salve-Rainhas e a reza do Terço e às 15:00 h, Celebração da Palavra.
Venham rezar conosco!

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". Mateus 18:20

O meu caminho para esta Quaresma...


Jejuarei de julgar os outros…
Descobrirei Cristo que vive neles.
Jejuarei de palavras que ferem…
Direi frases que curam.
Jejuarei do egoísmo…
Viverei na gratuidade.
Jejuarei da inquietude…
Procurarei viver com paciência.
Jejuarei do pessimismo…
Encher-me-ei de esperança.
Jejuarei de preocupações…
Confiarei mais em Deus.
Jejuarei das queixas…
Darei graças a Deus pela maravilha da minha vida.
Jejuarei da angústia…
Rezarei com mais frequência.
Jejuarei da amargura…
Praticarei o perdão.
Jejuarei da importância que dou a mim mesmo(a)…
Serei compassivo(a) com os outros.
Jejuarei da preocupação com as minhas coisas…
Comprometer-me-ei com o anúncio do Reino.
Jejuarei do pessimismo e desalento…
Encher-me-ei do entusiasmo da fé.
Jejuarei de tudo aquilo que me separa de Jesus…
Tentarei viver mais perto d’Ele.

Autor desconhecido

sexta-feira, 9 de março de 2012

Encontramos sempre o Filho com a Mãe


Foi do agrado divino que o reinado da graça não fosse inaugurado sem Maria, e é vontade Sua que assim continuem as coisas. Quando Deus preparou S. João Batista para ser aquele que viria antes de Jesus, santificou-o no momento da visita de Maria à sua prima Isabel. Na primeira noite de Natal, aqueles que fecharam as portas à Santíssima Virgem, a Jesus as fecharam também. Não perceberam que, ao despedir Maria, negavam a entrada ao Messias esperado.

Os pastores que, na noite de Natal, vendo o Menino Jesus, nos representaram, encontraram o Esperado das Nações com Maria, Sua Mãe. Se tivessem voltado às costas a Maria, nunca teriam achado Jesus. Na Epifania, os gentios foram recebidos por Jesus na pessoa dos três Reis Magos; mas estes descobriram o Salvador porque encontraram a Mãe. Se não quisessem aproximar-se dela, não teriam chegado a Jesus.

A anunciação de Jesus, que aconteceu em segredo no recolhimento de Nazaré, precisava ser publicamente confirmada no templo. Jesus oferece-se ao Pai, mas levado nos braços e através das mãos de Sua Mãe, a quem pertence e sem a qual não pode apresentar-se. Mas continuemos. Dizem os Santos Padres que Jesus não começou a vida pública sem o consentimento de Sua Mãe; e o mesmo Evangelho nos informa que o primeiro dos grandes prodígios – o milagre de Caná –, com que provou a autenticidade da Sua missão, foi feito a pedido de Maria.

Fonte: Manual da Legião de Maria, página 273.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Maria: um exemplo de mulher


Maria foi a mulher de José, mulher da família, mas também mulher de Deus. A mulher carrega em si o dom de ser como Deus em pequenas medidas. Jesus ficou nove meses no ventre, foi amamentado, amado por Maria, foi humano. A Santíssima Virgem passou por muitos desafios naquela época, mas resistiu.

Nossa Senhora precisou ter os olhos fixos em Deus para ser fiel à missão dada a Ela. Mulher, se você olhar para você, para a potência que você tem de alimentar e conduzir uma casa, se você se espelhar em Maria, sendo fiel às coisas simples e tendo os olhos fixos em Jesus, tudo será diferente.

Há em você, mulher, uma sacralidade que dia após dia você precisa reconhecer. Mulheres, não negligenciem o dom de sua feminilidade! A mulher tem poder de costurar o mundo, assim como no passado entrelaçavam as linhas, faziam tudo que era artesanal. Você precisa ser artesã para "costurar" o mundo.

Quando temos um problema com o pai, tudo continua em pé, mas se a mãe se entrega, dificilmente o lar fica em pé. A mulher é capaz de suportar um pouco mais que a gente.

Mulher, aquilo que você tem é dom de Deus para você ser igual a Virgem Maria. Maria honrou a sua missão de educar o Filho de Deus. Ela foi pedagoga. Se Jesus foi capaz de subir ao calvário, foi porque Ela O educou para ser corajoso. A Santíssima Virgem não foi uma mãe histérica. Até mesmo na hora do seu Filho morrer, Ela estava presente com um olhar discreto.

Fonte: Trechos do texto de Pe. Fábio de Melo – http://www.cancaonova.com/

sexta-feira, 2 de março de 2012

Relatório dos Trabalhos Legionários


Trabalhos desenvolvidos pelos legionários filiados a Curia Nossa Senhora Rainha da Paz

Período: Agosto a dezembro de 2011

a) Pastoral Familiar
126 visitas da imagem de Nossa Senhora com a reza do terço e leitura e reflexão do Evangelho, 81 visitas domiciliares com a reza do terço e reflexão do Evangelho, 102 visitas domiciliares, 02 visitas domiciliares de evangelização com leitura do evangelho, 04 visitas a mãe com recém nascido, 06 grupos de via-sacra, 06 grupos de reflexão, 03 grupos de Campanha da Fraternidade, 03 visita a legionária auxiliar, 02 encontros de grupo de casais, coordenação de 02 oratórios do Imaculado Coração de Maria – Arautos do Evangelho - envolvendo 70 famílias.

b) Pastoral do Enfermo
201 doentes visitados no hospital, 18 visitas a doentes nos lares com a reza do terço, comunhão no lar para 29 doentes da comunidade, 37 visitas a doentes no lar.

c) Pastoral da Catequese
Catequese para 30 crianças e 30 adolescentes.

d) Pastoral da Esperança
02 velórios, 16 velórios com a reza do terço, 38 terços no cemitério, 13 terços nas visitas a famílias enlutadas, 07 visitas a famílias enlutadas.

e) Pastoral da Liturgia
52 terços na Igreja, 18 terços no Bosque Rainha da Paz, 33 Terços da Misericórdia, 09 Novenas das 90 Salve-Rainhas, 10 horas e 30 minutos de Adoração ao Santíssimo, 02 Celebração da Palavra, 04 Hora Santa, 04 horas de ensaio de canto, 08 preparação de missas e celebração, 01 ofício de Nossa Senhora.

f) Pastoral do Idoso
13 visitas a idosos nos lares.

g) Pastoral da Criança
4 horas de assistência a Pastoral da Criança, 01 evangelização em creche. 

h) Pastoral da Comunicação
14 terços radiados para a cidade, 04 horas de evangelização na rádio, distribuição de 500 orações pela causa da Beatificação de Frank Duff, distribuição e explicação sobre a Medalha Milagrosa para 8 pessoas, distribuição do santinho do Sagrado Coração de Jesus com evangelização para 8 pessoas, evangelização sobre a importância das TVs católicas para 4 pessoas, evangelização sobre Nossa Senhora para 03 adolescentes. Criação da página na internet: legiaodemariacruzeirodosul.blogspot.com, com mais de 9.000 visitas até a presente data e um perfil no Facebook com 125 amigos, cujas mensagens tem o objetivo de evangelizar, dando apoio espiritual a quem solicita ajuda.

i) Trabalhos Especiais: 19 reuniões dos alcoólatras anônimos e 20 reuniões de apoio para dependentes químicos - Cristma (sobriedade).

ATIVIDADES DA CURIA: Participação na Festa da ACIES no dia 19 de Março de 2011 na Paróquia São Judas Tadeu de Cruzeiro do Sul; participação na Romaria da Legião de Maria a Aparecida do Norte no 1º final de semana de junho/2011; participação na Missa na Capela do Sagrado Coração de Jesus na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Paranacity, e posterior fundação de 01 praesidium na comunidade;  Dia 15/08/2011 - Terço em Ação de Graças a Assunção de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Cruzeiro do Sul; Missa em comemoração aos 90 anos de fundação da Legião de Maria no mundo e pelo processo de Beatificação de Frank Duff – dia 03/09: Paróquia São Judas Tadeu de Cruzeiro do Sul, dia 04/09: Paróquia Imaculada Conceição de Uniflor e dia 10/09: Capela Sagrado Coração de Jesus na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Paranacity; Dia 15/11 – Celebração da Palavra em Ação de Graças a Nossa Senhora do Rocio – Padroeira do Paraná, com procissão sob o manto de Nossa Senhora; De 03 a 11/10 – preparação e realização da Novena de Nossa Senhora Aparecida na Igreja Matriz de Cruzeiro do Sul e dia 12/10 – preparação da Missa em Ação de Graças a Nossa Senhora Aparecida; Dia 08/12 – Terço em Ação de Graças a Imaculada Conceição na Igreja Matriz de Cruzeiro do Sul.

ATIVIDADES DA PARÓQUIA: Organização da 7ª Estação da Via Sacra na Semana Santa na Paróquia Imaculada Conceição de Uniflor, enfeite das ruas na procissão de Corpus Christi nas paróquias Imaculada Conceição e São Judas Tadeu, participação na Missa da Visita da Imagem de Nossa Senhora do Rocio na Igreja Matriz de Cruzeiro do Sul, participação da Festa de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá, participação das Missões e acolhida dos missionários na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Paranacity, participação no retiro do Crisma, participação de 06 legionários no encontro regional das lideranças de Movimentos e Pastorais da Arquidiocese de Maringá em Paranacity; Preparação da Missa de Natal; participação no Retiro – Acampamento – na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Nova Esperança por 02 legionárias.